Como parte das ações estratégicas voltadas ao fortalecimento das aprendizagens na rede pública municipal de ensino de Camaçari, a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu nesta quarta-feira (1º) um aulão preparatório voltado às atividades externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SABE) e do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SAEB). A iniciativa integra a campanha “Camaçari Educadora, todos pela alfabetização e a realização das avaliações SABE e SAEB”.
A atividade reuniu estudantes de diversas escolas municipais no Teatro Cidade do Saber (TCS), tanto pela manhã quanto à tarde, consolidando iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em sala de aula ao longo do ano letivo, além de reforçar os conteúdos previstos nas matrizes de referência dos exames.
O prefeito Luiz Caetano enfatizou o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e a preparação dos estudantes. “Iniciativas assim mostram que estamos investindo na formação dos nossos alunos além do foco na aprendizagem. O cuidado também está no acolhimento e na motivação”, afirmou.
Conforme o secretário de Educação, Márcio Neves, o aulão é parte de uma estratégia pedagógica mais ampla, executada desde o início do ano letivo. “As avaliações externas são importantes, mas refletem um trabalho contínuo. Esses momentos de revisão são importantes para reafirmar conteúdos, motivar os estudantes e criar um clima de confiança dentro da rede. Tenho certeza de que nossos estudantes irão dar um show de conhecimento nas avaliações”, enfatizou.
A coordenadora dos Anos Finais da Seduc, Lecilda Araújo, destacou que os aulões já fazem parte da rotina pedagógica das escolas municipais e que o evento no TCS foi uma ampliação dessa prática, com o objetivo de promover a integração entre as diferentes unidades.
“Esse tipo de encontro fortalece o sentimento de pertencimento dos estudantes à rede. É uma extensão das ações que já realizamos nas escolas, agora com um novo formato, mais dinâmico e de integração, visando ainda mais o estímulo e a confiança desses meninos e meninas. É importante citar ainda o apoio das famílias nesse processo”, pontuou.
À frente do aulão estavam o professor de Matemática da Escola Municipal Denise Tavares, Ailton Longo, e a educadora Larissa Monteiro, professora de Língua Portuguesa e especialista em preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Durante as aulas, os educadores utilizaram dinâmicas, resolução de questões e orientações práticas, com foco na revisão de conteúdos essenciais para os exames.
Para Ailton Longo, ações como essa fortalecem a confiança dos estudantes e ajudam a consolidar o aprendizado. “O aulão é uma forma de revisar, mas também de motivar. É um momento em que o aluno percebe que está preparado, que pode enfrentar a prova com mais segurança. Nosso papel é mostrar que todo o esforço feito ao longo do ano tem valor, que eles são capazes”, endossou o professor.
Entre os estudantes, o sentimento era de sede de conhecimento e troca de experiências. Dandara Faluker, 14 anos, moradora do bairro Ponto Certo e aluna da Escola Municipal Maria Quitéria, participante do projeto de jornal escolar, falou sobre como a experiência tem contribuído diretamente para sua preparação. “Fazendo parte da produção do jornal eu aprendo a pesquisar, escrever e revisar textos. Isso me ajuda muito a entender melhor as questões de leitura e interpretação, que caem nas provas. Me fazem ficar mais segura”, comentou.
Para os amigos Rebeca Teles, 15 anos, e Eric Matos, 14 anos, também estudantes da Escola Maria Quitéria, o aulão serviu como um reforço e uma espécie de simulado para outras provas futuras.
“Foi importante para fixar o que já aprendemos e ainda trocar ideia com estudantes de outras escolas”, começou Rebeca. “Esse aulão não deixa de ser um treino. Estou no 9º ano agora, mas escuto falar bastante do Enem, que é bem mais complexo. Então, já dá para ir sentindo como vai ser o clima, que envolve tensão, mas quando temos acolhimento ajuda muito no nosso equilíbrio”, acrescentou Eric.
No período da tarde, além de estudantes do Centro Educacional Maria Quitéria, marcaram presença alunos das escolas municipais Eustáquio Alves Santana, Anísio Teixeira, Cleusa Maria de Carvalho Moreira, Virgínia Reis Tude e Helena Celestino de Magalhães.
Os aulões preparatórios, que se estendem também aos professores, irão acontecer até 16 de outubro, contemplando ainda estudantes da orla.
Avaliações SABE/SAEB
O SABE, de caráter estadual, é realizado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em regime de colaboração com os municípios. A avaliação contempla estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e tem como base a matriz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), fornecendo um retrato específico da realidade baiana.
A avaliação somativa está programada para ocorrer de 6 a 10 de outubro, alcançando alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da EJA – Etapa VII. Já a avaliação diagnóstica deve acontecer de 10 a 14 de novembro, sendo destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
O SAEB, promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é a principal ferramenta de avaliação da qualidade do ensino no país.
As aplicações estão agendadas para acontecer entre os dias 20 e 31 de outubro, alcançando tanto estudantes do 2º ano (de forma amostral) quanto os do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio (de forma censitária), compondo os indicadores que dão origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Com avaliações aplicadas por instituições externas, os exames do SABE e do SAEB asseguram isenção técnica e confiabilidade nos resultados, elementos fundamentais para a definição de metas e ações que contribuam para o avanço da educação pública em Camaçari.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar