O Banco Central (BC) lançou nessa quarta-feira (01), uma nova ferramenta de segurança para o Pix. O chamado “botão de contestação” permite que usuários acionem a contestação em casos de fraude, golpe ou coerção, tornando o processo mais rápido e digital.
A funcionalidade está disponível nos aplicativos das instituições financeiras e faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Com ela, o pedido de bloqueio é enviado diretamente ao banco do suspeito, aumentando as chances de recuperação dos valores, mesmo quando o dinheiro é transferido rapidamente para outras contas pelos golpistas.
Atualmente, o Pix só permite devolução de valores a partir da conta usada na fraude, o que dificulta o ressarcimento em casos de movimentação rápida do dinheiro. O Banco Central reforçou que o recurso não será aplicado em erros de digitação ou arrependimento do usuário.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar