A Prefeitura de Camaçari, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), deu início nesta quarta-feira (1º) ao primeiro ciclo de cursos do Projeto Escola de Controle. A iniciativa é voltada à qualificação dos servidores municipais que atuam diretamente com controle interno, fiscalização e processos administrativos.
Termos de Requisitos Mínimos (TRM) foi o tema do primeiro encontro formativo. Trata-se de uma ferramenta que padroniza os processos administrativos relacionados à execução orçamentária no âmbito das unidades municipais, com o objetivo de facilitar, organizar e tornar mais eficiente o trabalho dos servidores que lidam com as despesas do município, promovendo o uso correto dos recursos públicos segundo sua finalidade legal.
Para Alex Persil, controlador-geral do município, a ação reforça o compromisso da atual gestão em promover a qualidade e a celeridade dos serviços públicos. “A forma que nós temos de fazer isso é promovendo e difundindo conhecimento, ou seja, cuidando dos nossos colegas que produzem os serviços finais à sociedade”, observou.
Cada secretaria enviou dois servidores diretamente envolvidos nas atividades abordadas para participar da qualificação. Atual coordenador jurídico da Secretaria de Cultura (Secult), junto ao Núcleo Étnico-Racial da pasta, Antônio Jorge Lopes vê a iniciativa como um esforço da gestão para melhorar a qualidade do serviço prestado ao público.
“O curso demonstra preocupação em qualificar os profissionais que servem o público, bem como evidencia a vontade de implementar essa transparência na lisura de seus processos, de modo a estarmos sempre alinhados com as legislações e com aquilo que a Justiça nos impõe”, declarou.
Sonho antigo que nasceu no Núcleo de Auditoria Interna da CGM, a iniciativa foi concebida a partir da observação do trabalho cotidiano realizado junto a outras secretarias.
“Muitas das inconsistências de processos, das ações, não têm a ver com dolo [intenção de agir de modo fraudulento], mas com falta de capacitação e de aprimoramento técnico dos servidores”, relatou Vanessa Paixão, presidente da Comissão de Estudos Técnicos, Qualificação e Promoção do Sistema de Controle Interno, responsável pelo Projeto Escola de Controle.
O segundo encontro do primeiro ciclo acontecerá em 8 de outubro, com o tema Fluxo Administrativo. Em 15 de outubro, o tema será Contratações Públicas, encerrando no dia 22 com a temática Gestão e Fiscalização de Contratos.
Ao longo do mês, os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 12h30, na sala de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), localizada no prédio vermelho do Centro Administrativo.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar