RSS
  Whatsapp

Curso

Controladoria-Geral inicia 1º ciclo de cursos para aperfeiçoamento de servidores em controle interno

 Foto: Patrick Abreu

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), deu início nesta quarta-feira (1º) ao primeiro ciclo de cursos do Projeto Escola de Controle. A iniciativa é voltada à qualificação dos servidores municipais que atuam diretamente com controle interno, fiscalização e processos administrativos.

Termos de Requisitos Mínimos (TRM) foi o tema do primeiro encontro formativo. Trata-se de uma ferramenta que padroniza os processos administrativos relacionados à execução orçamentária no âmbito das unidades municipais, com o objetivo de facilitar, organizar e tornar mais eficiente o trabalho dos servidores que lidam com as despesas do município, promovendo o uso correto dos recursos públicos segundo sua finalidade legal.

Para Alex Persil, controlador-geral do município, a ação reforça o compromisso da atual gestão em promover a qualidade e a celeridade dos serviços públicos. “A forma que nós temos de fazer isso é promovendo e difundindo conhecimento, ou seja, cuidando dos nossos colegas que produzem os serviços finais à sociedade”, observou.

Cada secretaria enviou dois servidores diretamente envolvidos nas atividades abordadas para participar da qualificação. Atual coordenador jurídico da Secretaria de Cultura (Secult), junto ao Núcleo Étnico-Racial da pasta, Antônio Jorge Lopes vê a iniciativa como um esforço da gestão para melhorar a qualidade do serviço prestado ao público.

“O curso demonstra preocupação em qualificar os profissionais que servem o público, bem como evidencia a vontade de implementar essa transparência na lisura de seus processos, de modo a estarmos sempre alinhados com as legislações e com aquilo que a Justiça nos impõe”, declarou.

Sonho antigo que nasceu no Núcleo de Auditoria Interna da CGM, a iniciativa foi concebida a partir da observação do trabalho cotidiano realizado junto a outras secretarias.

“Muitas das inconsistências de processos, das ações, não têm a ver com dolo [intenção de agir de modo fraudulento], mas com falta de capacitação e de aprimoramento técnico dos servidores”, relatou Vanessa Paixão, presidente da Comissão de Estudos Técnicos, Qualificação e Promoção do Sistema de Controle Interno, responsável pelo Projeto Escola de Controle.

O segundo encontro do primeiro ciclo acontecerá em 8 de outubro, com o tema Fluxo Administrativo. Em 15 de outubro, o tema será Contratações Públicas, encerrando no dia 22 com a temática Gestão e Fiscalização de Contratos.

Ao longo do mês, os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 12h30, na sala de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), localizada no prédio vermelho do Centro Administrativo.

 

Por: Diretoria de Comunicação

Mais de Camaçari