Neste domingo (28/09), a Câmara Municipal de Camaçari comemorou os 267 anos de emancipação política do município, no tradicional desfile que marca a data na cidade. A emancipação do município começou após a criação da Vila do Divino Espírito na antiga Aldeia do Divino Espírito Santo do povo Tupinambá, fato marcado pela instalação da Casa da Câmara e Cadeia na nova vila, estrutura esta que unia em um só lugar os poderes legislativos, executivos e judiciário.
A comemoração começou logo cedo pela manhã com o tradicional desfile cívico na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), unindo diferentes escolas, setores do poder público e grupos artísticos e culturais, que encantaram as milhares de pessoas que foram prestigiar o evento, como a moradora Juvenil Silva, que é nascida, criada em Camaçari. “É uma grande alegria estar com minha família apreciando esse momento de festejo para nossa cidade, com tantas apresentações belíssimas e gente animada”, pontuou.
Representando o Legislativo Municipal, o presidente da Câmara, vereador Niltinho Maturino (PRD), destacou sua satisfação em ver a Casa Legislativa tão próxima da população. “É muito gratificante ver o quando as pessoas estão próximas do Legislativo, dos vereadores que representam toda a cidade. Ficamos felizes em participar e promover mais um momento de união e de aproximação com a nossa comunidade”, avaliou.
Nesses 267 anos, o município foi de uma aldeia indígena à vila, e de vila ao maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. E é em meio a tanta história e transformação histórica, que a única parlamentar indígena atualmente na Casa, a vereadora Neidinha (PT), disse que "Camaçari é uma terra indígena, mas infelizmente não há políticas públicas efetivas nem reconhecimento para as comunidades tradicionais, por isso defendemos políticas públicas que tragam reparação para nosso povo".
Para o vereador Tarcísio Coiffeur (PSDB), o momento foi de alegria. “Estou muito feliz em estar participando dessa festa linda pela primeira vez como vereador nesse primeiro mandato em homenagem ao aniversário da cidade. Ver nosso povo nas ruas nos motiva a lutar por uma cidade melhor cada vez mais". Já para o vereador Dílson Magalhães (PP), que está em seu terceiro mandato consecutivo, é sempre uma alegria participar dos eventos cívicos da cidade. “Ainda mais especial é o aniversário de Camaçari. Uma cidade pujante, uma cidade acolhedora, uma cidade que sabe receber as pessoas e proporcionar uma melhoria para a vida delas", afirmou.
Se apresentaram no desfile as tradicionais fanfarras do município, como a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca); as bandas marciais Joana Angélica (Bamaja), do Centro de Educação Municipal de Camaçari (Bamcemc), de Vila de Abrantes (Fanesva) e Estudantil de Camaçari (Fanesc); o Grupo Art’Vila; as fanfarras Estudantil de Camaçari (Fanesc), Estudantil de Parafuso (Fanesp) e Popular de Parafuso (Fanpop); bem como a Orquestra de Metais e Percussão da Bahia (OMPB) e a Filarmônica 28 de Setembro.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar