RSS
  Whatsapp

Saúde

NATEA de Abrantes é inaugurado e mães atípicas celebram a chegada do equipamento no distrito

 

Com depoimentos fortes e histórias de superação de mães atípicas, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), entregou nesta sexta-feira (26/09), o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) de Vila de Abrantes. A solenidade contou com as presenças de autoridades políticas, populares e muitas crianças que serão atendidas no espaço.

O prefeito Luíz Caetano exaltou o tamanho de Abrantes e a necessidade que o distrito tinha de ofertar o serviço do NATEA. “É uma grande entrega, e a gente ficava muito preocupado durante a campanha, quando a gente ouvia as mães atípicas falando de suas necessidades e a gente queria resolver. Na minha opinião hoje é um grande presente para Abrantes, e venho com muita alegria fazer essa inauguração e dizer que no final do ano vamos entregar a Políclinica Regional, para que essas mães e essas crianças também sejam encaminhadas pra lá se houver a necessidade, porque nossa intenção é fazer uma rede de atendimento”, afirmou o gestor.

O equipamento é voltado para o atendimento de crianças e adolescentes de até 18 anos, com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou outras neurodivergências. “Estamos entregando hoje um equipamento digno de nossas crianças. Gostaria de agradecer a todas nossas mães atípicas que estão aqui presentes, obrigada pela construção desse espaço, porque acredito que vocês foram grandes contribuintes nesse processo para que esse Núcleo estivesse sendo hoje inaugurado. Gostaria também de agradecer aos meus colegas que nos bastidores contribuíram para viabilizar esse equipamento. Gostaria de dizer, não só como gestora, mas como mãe atípica, que a gente briga, a gente discute mesmo por melhorias e para a inclusão de nossos filhos”, pontuou a diretora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rucelly Finamori.

O Núcleo de Abrantes será coordenado pela servidora Ana Paula Machado, que na solenidade falou da emoção em gerir o equipamento. “Estou muito emocionada, porque sei da importância de um NATEA aqui também, então a população de Abrantes não precisa mais se deslocar para Arembepe para ser atendida, vamos consentrar os atendimentos de Abrantes aqui. Estamos com uma estrutura completa, uma espaço amplo. O Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar, brinquedos pedagógicos, móveis adequados e profissionais qualificados para o acolhimento e necessidades dos pacientes e seus familiares”, destacou.

O equipamento foi uma indicação do vereador Tagner Cerqueira (PT), que desde o início da atual gestão, cobrou para que o NATEA de Abrantes fosse entregue no primeiro ano de governo. “Hoje nosso coração se enche de alegria em ver a entrega do NATEA de Abrantes, isso é a prova que Camaçari agora tem um prefeito sensível. Isso é a prova que chegou um tempo de ter uma secretária como Rosângela, de ter Rucelly uma mãe atípica que é diretora e que cuida de vocês, que tem um olhar sensível”, parabenizou na oportunidade.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, o NATEA era uma demanda antiga do distrito. “Temos que reconhecer que Abrantes é uma cidade dentro de uma cidade, tem uma população muito maior que muitas cidades do Brasil, e estava com essa falha que tinha que ser corrigida. Já tem um na sede, em Arembepe e tinha que ter uma aqui. Futuramente penso que tem que ter uma em Monte Gordo, em Barra do Pojuca, porque é um olhar inclusivo e necessário para essas mães atípicas, que geralmente são mães solteiras, ou seja, é uma dupla dificuldade para elas”, salientou.

A presidente do Instituto Social Neuratípico (ISNA), Lilian Lacerda, que é mãe atípica e sempre lutou para que uma unidade fosse instalada no distrito, agradeceu a todos os envolvidos na implantação da unidade. “Precisamos ser gratos a quem realmente está ajudando a gente, então mães aproveitem, esse é o momento de quem não tem o diagnóstico fechado, vir buscar e fechar. Espero que a gente tenha essas terapias continuas para as crianças que já tem diagnóstico fechado, e que venham mais acessos para os adolescentes autistas e neurodivergentes para nossa Abrantes e para a nossa orla, porque a nossa orla é o coração de Camaçari sim, porque foi aqui que nasceu Camaçari, e temos muito orgulho de viver aqui”, ressaltou.

Mãe de duas crianças com TEA, a dona de casa Ildene Gomes, falou da importância do equipamento para seu filho que não realizam nenhuma terapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse espaço dá para a gente uma esperança, uma luz no final do túnel, porque vai ofertar as terapias que meus filhos necessitam. Meu filho de seis anos, Augusto, é suporte três não verbal, eu já estava desesperada porque eu corria para todas as instituições, ficava em lista de espera, e para uma mãe ficar há cinco anos em uma lista de espera era como alguém estivesse me esfaqueando com uma faca cega, era como se fosse uma morte lentamente”, desabafou.

O local vai contar com psicólogos, psicopedagogos, nutricionistas, fisioterapeutas, neuropediatras, assistente social, enfermeiros, terapeuta, fonoaudiólogo, dentre outros profissionais. O NATEA fica localizado na Avenida Tiradentes, nº 880 (próximo à USF de Abrantes, em frente à 26ª Delegacia).

Mais de Camaçari