É São João! Veja como equilibrar a alimentação neste período de festas juninas

 

Depois de dois anos sem comemorar as festas juninas, muita gente está sedenta pelos dias de arrasta-pé e de comes e bebes da época. É neste período do ano que presenciamos um grande êxodo da capital para o interior, seja para curtir uma boa festa, reencontrar familiares ou para descansar, aproveitando o clima mais calmo longe das grandes cidades. Mas, no quesito gastronomia, algumas armadilhas exigem nossa atenção.

De acordo com a nutricionista do Sistema Hapvida, Adilla Almeida, no inverno, "o clima é mais frio e sentimos mais fome, por causa do esforço que o organismo precisa fazer para controlar a temperatura corporal. Por isso, temos que ter muita cautela com a alimentação. Os pratos da época são muito saborosos e podem ser bastante nutritivos, mas não devem ser consumidos em excesso, pois são muito ricos em açúcares e gorduras".

Ela explica que é importante saber selecionar as iguarias e optar por pratos mais naturais, como o milho (assado ou cozido), o amendoim, o cuscuz, a pamonha e a pipoca. E faz um alerta: "prefira porções menores de bolos, e atenção às bebidas alcoólicas".

 

Aproveitando o arrasta-pé sem culpa

Saboreie as delícias da época, mas sem exageros, e poderá brincar o São João com mais alegria e sem sustos. Confira algumas dicas para aproveitar bem a festa:

·  Reduza o açúcar;

·  Beba bastante água;

·  Coma devagar, assim se sentirá mais saciado;

·  Dance, pule e brinque à vontade;

·  Cuidado no manuseio com os fogos de artifício,

·  Modere o consumo do licor e outras bebidas alcoólicas.
 

Roberta Rodrigues

Mais de Entretenimento