RSS
  Whatsapp

SAEB 2025

Camaçari fortalece mobilização para a aplicação da SAEB 2025 com foco na qualidade da educação

 Foto: Patrick Abreu

Com o compromisso de promover uma educação pública cada vez mais eficiente e inclusiva, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está em plena mobilização para a aplicação da edição 2025 da Avaliação Nacional da Educação Básica (SAEB). Conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), as provas acontecem entre os dias 20 e 31 de outubro, em todas as escolas da rede pública municipal, com foco nos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

A ação integra o movimento “Camaçari Educadora: Todos pela Alfabetização”, campanha permanente da Seduc que realça o compromisso do município com a aprendizagem, sobretudo nos primeiros anos da trajetória escolar. A participação ativa de professores, gestores, estudantes e famílias representa um esforço conjunto para colocar a educação de Camaçari em posição de destaque no cenário nacional.

O titular da Seduc, Márcio Neves, reforçou o papel estratégico da avaliação. “Neste período de aplicação da SAEB, reforçamos nosso compromisso com a qualidade da educação em Camaçari. A avaliação é uma ferramenta estratégica que nos permite identificar avanços, planejar ações pedagógicas e garantir que nossos estudantes recebam o apoio necessário para alcançar melhores resultados. Toda a equipe da Secretaria de Educação está mobilizada para contribuir com uma participação efetiva e positiva, reafirmando que educação de qualidade é resultado do esforço conjunto de escolas, professores, alunos e famílias”, pontuou o secretário.

A SAEB é uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação básica brasileira. Por meio de uma avaliação externa, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de componentes amostrais de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o programa fornece dados essenciais para o aprimoramento das políticas públicas educacionais.

Mais do que mensurar o desempenho dos estudantes, a avaliação contribui para o planejamento pedagógico, a identificação de lacunas de aprendizagem e a orientação de investimentos nas áreas que mais necessitam de reforço. Os resultados também são utilizados como critério para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A realização da SAEB em Camaçari representa uma ação estratégica que permite monitorar a aprendizagem dos estudantes e promover intervenções pedagógicas eficazes; direcionar recursos e reforços educativos com base em dados concretos; valorizar o trabalho dos educadores, reconhecendo o papel essencial de professores, gestores e formadores; além de envolver as famílias e a comunidade escolar, fortalecendo a corresponsabilidade pela educação.

Para garantir o sucesso da aplicação da avaliação, a Seduc estruturou um plano de mobilização envolvendo toda a rede municipal, com ações que incluem a capacitação das equipes gestoras, por meio de orientações técnicas e logísticas para a aplicação das provas; o estímulo aos professores, com estratégias pedagógicas voltadas à concentração, autoconfiança e domínio dos conteúdos por parte dos estudantes; o acompanhamento dos alunos, que estão sendo motivados com dicas e orientações para realizar a avaliação com tranquilidade e responsabilidade; bem como o envolvimento das famílias, por meio de informações e orientações sobre como apoiar os filhos neste momento importante.

Com planejamento, engajamento e foco na aprendizagem, Camaçari reafirma sua convicção de que educar é um compromisso coletivo.

 

Por: Diretoria de Comunicação

Mais de Camaçari