RSS
  Whatsapp

Proibido

Polícia Militar proíbe gravações na rua com armas de Airsoft

 Foto reprodução: Canal O Pest

Tem sido veiculado nas redes sociais nos últimos dois meses, vídeos de jovens com armamento pesado nas mãos em incursões nas comunidades. O que parece ser uma cena da violência cotidiana das periferias se trata apenas de uma produção de vídeos para a internet.

As armas são de Airsoft, esporte em que se utilizam armas de pressão e munição de plástico, regulamentado por portarias (02 e 55) do Comando Logístico do Exército, que especificam o calibre e características que alteram a aparência das armas, que costuma ser bastante realista.

Ocorre que produções como o canal "O Pest" no YouTube, tiveram suas cenas tiradas de contexto, filmadas e compartilhadas na internet para criar pânico na população e para fazer críticas à política de controle de armamento civil do atual Governo.

Outras produções amadoras seguiram o mesmo caminho, algumas nem sempre observando os cuidados em sinalização das ruas utilizadas ou da autorização da prefeitura e o aviso a Polícia Militar de que fariam as gravações na rua, assustando moradores e gerando chamadas para a Polícia Militar.

A compra de armas de Airsoft é permitida para maiores de 18 anos sem necessidade de registro, porém, portarias do Exército limitam o tráfego em via pública e a utilização delas para assustar pessoas e cometer crimes pode incorrer no crime de uso de simulacro de arma de fogo (art. 10 da lei 9437/1997).

Diante do imbróglio, a Polícia Militar da Bahia emitiu Ofício Circular proibindo que as Companhias Independentes autorizem gravações em via pública com armas de Airsoft e que as guarnições apreendam o armamento e conduzam os portadores para a delegacia para Boletim de Ocorrência.

"As Armas de Airsoft tem por obrigação que ter a ponta laranja ou vermelho vivo, indicando que são armas de pressão no que diz o Exército. Mas pra dar mais realismo os produtores desses canais de YouTube tiram as pontas ou pintam de preto e isso assusta quem não está avisado, dando margem a interpretações ruins", diz Alan Dourado, jogador de Airsoft e membro da Federação Baiana.

"O operador, o praticante de Airsoft sempre leva sua arma numa bolsa adequada, com ponta laranja, leva a nota fiscal e não exibe armas em público, só no campo em dia de jogo. A gente também usa óculos de proteção, que é obrigatório e as armas tem uma potência limitada para atingir sem machucar. Quem não consegue obedecer essas regras não consegue praticar o esporte", completou o atleta.

 

Mais de Noticias