Facebook
  RSS
  Whatsapp

Incompetência, má intenção ou perversidade

Compartilhar

 

As informações de antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados, liberação de parcela do FGTS de até R$ 1 mil para despesas emergenciais, assim como, para compra de ações da Eletrobras, são medidas perversas para o trabalhador. Afinal o décimo terceiro, tradicionalmente, tem servido para despesas com as festas de fim de ano e das despesas que ocorrem no início do ano, a exemplo de matriculas escolares, IPTU, IPVA, etc.

O FGTS, uma poupança que possibilita o acesso à casa própria além de significar uma renda para o momento da aposentadoria. Essas medidas fazem com que o governo abdique de suas funções de fomento à economia, e transfira ao trabalhador no sentido de que os recursos recebidos estão sendo utilizados para gastos nos supermercados, pagamento de dívidas de serviços essenciais, notadamente de água, luz, telefone e até aluguel, até então sacadas do cheque especial e/ou cartão de crédito.

O mal maior ocorre nos preços inflacionados nos supermercados, os altos juros nas contas atrasadas dos serviços de saneamento e energia, além dos proibitivos juros bancários não são compensados com as liberações do décimo terceiro salário, uma vez que 67% dos beneficiários do INSS se encontram na faixa de um salário mínimo (aproximadamente R$ 1.200,00), 18% na faixa entre 1,5 a 3,0 salários mínimos.

As ações da Eletrobras não são bem aceitas pelos investidores pelo risco inerentes ao mercado, cujos especialistas apontam uma recessão econômica que deve alcançar 2023 e 24 cujo crescimento do PIB, no período deve oscilar entre 1 a 2%. Ou seja, recebem o dinheiro, continuam endividados porque os recursos recebidos estão aquém das necessidades represadas ao longo dos últimos dois anos.

Outra questão que se encontra em debate é o subsidio para os combustíveis (gasolina, diesel e gás de cozinha). O preço do diesel utilizado nos transportes rodoviários e urbanos incidem diretamente nos custos da alimentação, dos transportes coletivos e táxis que empregam grandes contingentes de trabalhadores. Ocorre que a prática de atrelar o preço dos combustíveis de origem petrolífera ao preço internacional dolarizado, além de aumentar consideravelmente a arrecadação da União, estados (ICMS) e municípios (repasses constitucionais), tem origem na neutralidade do Governo Federal em não dar prioridade à reforma tributária estacionada na Câmara Federal.

Enquanto isso, a inflação alcança dois dígitos anuais (12,4% para os que têm renda maior que quatro salários mínimos e 16,3% para os que têm renda menor), as indústrias e os serviços encolhem ao nível de provocar a existência de aproximadamente 12 milhões de desempregados, 4,5 milhões de subempregados e os números de miseráveis brasileiros afligem 24% da população.

Que DEUS e os Orixás nos protejam.

Adelmo Borges

Fotos relacionadas

Adelmo Borges

Mais de Adelmo Borges