RSS
  Whatsapp

Debate

Indicação de creche eleva o clima dos debates na Câmara de Vereadores de Camaçari

 

Não precisou nem da presença do autor da indicação, para o assunto de uma matéria esquentar os debates na 4º sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (22/03), na Câmara de Vereadores de Camaçari. Os parlamentares de oposição aproveitaram uma solicitação de Val Estilos para que o Executivo construa "uma Creche Municipal de tempo integral, na localidade de Vila de Abrantes”, para criticarem o atraso nas obras de outras seis unidades.

O vereador Tagner Cerqueira (PT) foi o primeiro a assumir a tribuna e parabenizou o autor da matéria por trazer a pauta para apreciação na Casa. “Esse tema creche em Camaçari é um tema muito caro, é uma pauta que todos os dias somos cobrados devido a morosidade da construção das creches pelo governo municipal. A creche de Mutirão de Abrantes, e essa comunidade eu conheço muito bem, está abandonada, então o vereador Val Estilos que é da base do governo, traz para Casa esse debate e a gente não pode mais passar 2022 sem entregar essas creches. Não faz sentido uma cidade como Camaçari, rica, de orçamento forte, que vai bater a casa de R$ 1,8 bilhões de reais esse ano, e a gente empurrando com a barriga essas creches”.

Morador de Vila de Abrantes, o vereador Dr. Samuka (CIDADANIA), ressaltou que conhece a realidade do distrito e reconhece a importância do equipamento, mas ressaltou que é preciso entender “os procedimentos e princípios administrativos”, em função da responsabilidade do gestor com o dinheiro público. “Estive em Brasília com o prefeito Elinaldo e ele foi justamente conversar com o assessor parlamentar da União para ver a readequação contratual porque as empresas estavam pedindo, para darem continuidade a obra, porque os valores dos matérias subiram por conta da pandemia. O dinheiro das creches é Federal e não teria como a prefeitura fazer esse aporte nos contratos porque poderia cair no crime de responsabilidade fiscal. Estou falando com conhecimento de causa porque estive lá”, explicou.

Na mesma linha do colega de oposição, o vereador Dentinho parabenizou Val Estilos “pela coragem de ver a deficiência do governo que tem um déficit de seis creches para entregar, no entanto ainda não conseguiu entregar nenhuma”, disse o parlamentar. “O dinheiro de fato é Federal Dr. Samuka, e o ouvidor do município Zé do Pão, indicou quando vereador 50 creches e perdeu a eleição sem inaugurar nenhuma. O prefeito está aí há seis anos e eu parabenizo ao senhor também Dr. Samuka por defender o indefensável, porque Camaçari tem dinheiro para fazer uma creche municipal, mas falta vontade política”.

O vereador Vaninho da Rádio (UNIÃO Brasil) na oportunidade relembrou quando PT governou Camaçari. “Eu não lembro qual foi a creche que a gestão de vossa excelência inaugurou nesse município”, questionou ao vereador Dentinho. “Nos 13 anos de gestão não fizeram nenhuma creche e nós estamos discutindo a chegada de seis creches em nossa gestão”, salientou.

Outros vereadores também assumiram a tribuna e a troca de acusações com a utilização de "temas correlacionados", levou o presidente da Casa, vereador Junior Borges (UNIÃO Brasil) a comunicar que os microfones seriam cortados caso os parlamentares “fugissem do tema central”. A matéria foi subscrita e aprovada por unanimidade dos votos.

Mais de Camaçari