RSS
  Whatsapp

Fliquinha

Teatro de fantoche e brincadeiras interativas com os pequenos criaram um ambiente de alegria e aprendizado.

 

Na  manhã desta sexta-feira (24), a Fliquinha teve a peça teatral de fantoches “Animal não é brinquedo! sente fome, sede, frio e medo”. Realizada pela ONG Arca de Noé, na área verde dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi voltada especialmente para o público infantil. A programação promoveu atividades educativas e lúdicas que encantaram e sensibilizaram crianças e adultos.

O espetáculo aborda de forma divertida e sensível a importância do cuidado e respeito aos animais, destacando a extrema importância de combater o abandono na cidade de Cachoeira e promover a adoção responsável. Além do teatro, contou com brincadeiras interativas e vivências educativas, criando um ambiente de aprendizado e diversão.

Esta é a primeira participação da ONG na Fliquinha, o grupo já confirmou uma nova apresentação neste sábado (25), com uma temática diferente, voltada novamente ao público infantil. A iniciativa busca conscientizar desde cedo as novas gerações sobre a responsabilidade de ter um animal de estimação e o papel das redes de apoio no acolhimento de animais desabrigados. A ONG é conhecida na cidade por promover a “Cãominhada de Cachoeira”, que já está em sua 5º edição, que reúne moradores e seus animais em uma mobilização de conscientização sobre o bem estar animal.

A responsável do projeto social, conhecida como “Dinha Arca de Noé’’, relata que esse projeto já atua desde 2019, no Recôncavo da Bahia, como uma ação social que é movida pela ajuda de voluntários sem apoio lucrativos. Dinha afirma que “O abandono só acontece devido a falta de responsabilidade, é preciso colocar em evidência para a população. E enfatizar que a castração é necessária para o controle populacional, que as pessoas não enxerguem raça mas tenham amor. Minha expectativa para esse evento é mostrar a essas crianças que animais são seres que precisam de cuidado e responsabilidade’’.

A Fliquinha também abriu espaço para inclusão e acolhimento de crianças neuro divergentes, o evento recebeu um stand com orientações sobre o autismo para famílias e aos responsáveis, e reforçou a importância de ambientes culturais, acessíveis e preparados para atender diferentes tipos de neuro divergência.

A neuropsicopedagoga e apresentadora da Band, Mirian Paz, participou pela segunda vez do evento e celebrou o fortalecimento dessa rede de cuidado, “É um prazer enorme poder contribuir com a educação e reforço a importância da inclusão em espaços culturais como a Flica, estamos aqui para atender as demandas de crianças com diversas limitações e necessidades de aprendizagens específicas, lugar de criança é brincando, aprendendo e participando, a inclusão precisa está no âmbito educacional e social’’. A profissional atua no município de Governador Mangabeira, em um centro que cuida de crianças com espectro autista, também atua como professora de atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais.

Ao final da mesa, a ONG reforçou a importância de não abandonar os animais e os benefícios da adoção solidária. A proposta da castração que controla as taxas de natalidade foi mais um dos reforços. 

 

Por: Debora Vitoria Carvalho

Mais de Camaçari