RSS
  Whatsapp

Entrevista

Vereador João Dão afirma que a gestão “está buscando a ampliação no número de postos salva-vidas” na orla de Camaçari

 

Em entrevista ao Portal Abrantes, o vereador João Dão (PSB), falou sobre a atual situação do número de salva-vidas e postos na orla do município, que se prepara para a chegada da alta-estação. Na oportunidade, o parlamentar declarou ainda que o governo municipal estuda a ampliação do número de postos, com o objetivo de prestar um melhor atendimento a nativos, visitantes e turistas.

“Esse serviço acontece em nossa orla de Camaçari desde 1990, são 35 anos, e durante todo esse tempo nós temos uma forma de organização que hoje é regida pela empresa Servig, onde no período de nove meses, entre de março a novembro, o serviço é oferecido apenas sexta, sábado, domingos e feriados. No verão, de dezembro a fevereiro, ele é realizado todos os dias, de domingo a domingo, onde os salva-vidas estabelecem um revezamento, trabalham quatro dias e folgam quatro dias”, pontuou João Dão.

De acordo com o vereador, hoje a orla tem 26 postos de atendimento, sendo que desse total, 21 sob a guarda da empresa Servig e cinco de responsabilidade do Corpo de Bombeiros da cidade. “Foi uma parceria que o prefeito Caetano realizou logo no início de sua gestão em janeiro, e essa forma de prestação de serviço continua até hoje. Houve uma questão contratual administrativa que está sendo resolvida com o Corpo de Bombeiros, mas nós temos o mesmo número de postos. O contrato foi finalizado no mês de setembro, e a Secretaria de Serviços Públicos e a Defesa Civil se organizam nessa preparação de um novo contrato, e a gente trabalha aqui junto ao prefeito para que esse contrato contemple essa guarda durante todos os dias da semana”, salientou.

O vereador disse ainda que a gestão municipal está buscando a ampliação no número de postos. “O de Busca Vida já está em atividade, a implantação de outros estão sendo estudadas pela Defesa Civil para a gente ter aí um grupamento de salva-vidas prestando o melhor serviço para população de Camaçari e para os visitantes. A atualização precisa ser constante, inclusive agora com a coordenação, a regência de Almir Reis, já houve a instituição de mais um posto, que outrora não tinha, que é o posto da praia de Busca Vida. Esse processo deve ser continuo, nós temos 42 quilômetros de orla, os Sete Caminhos do Paraíso e precisa ser atualizando sempre”, enfatizou.

Sobre os mirantes, o vereador pontuou que a Sesp está dialogando com a Secretaria de Turismo (Setur). “Estão tentando uma parceria junto ao Ministério do Turismo e algumas empresas privadas para que tenham mirantes mais modernos, que atendam melhor. Está sendo pensado pelo município novos mirantes para a Defesa Civil, para um melhor atendimento da orla da nossa querida Camaçari. Sobre a contratação de novos salva-vidas o principal ponto de pauta é a necessidade que se faça um curso de salvamento aquático, que tem uma carga horária mínima de 120 horas, e esses profissionais que hoje estão no quadro de salva-vidas e os que estiveram também durante a Operação Verão do ano passado, é exigida essa certificação mínima, inclusive com reciclagem, se o curso tiver passado dois anos. Então, existe toda uma prerrogativa, uma documentação necessária e que a empresa solicita para poder fazer a contratação. É claro que existem também testes, os treinamentos físicos, que o próprio grupo de salva-vidas realiza, liderado por Campos, em especial nesse período de verão onde as ocorrências marítimas aumentam”, finalizou.

Mais de Camaçari