RSS
  Whatsapp

Programa

Inscrições do Minha Casa Minha Vida realizadas em 2024 pela gestão anterior serão mantidas

 

Em coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira (23/10), o prefeito de Camaçari, Luíz Caetano (PT) anunciou que as inscrições do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, realizadas em 2024 pela gestão anterior, serão mantidas, e a partir de dezembro, as residências que estão sendo construídas no bairro Verdes Horizontes, começam a ser entregues. De acordo com o chefe do executivo, o objetivo da gestão é “garantir o sonho da casa própria” para as pessoas que realmente precisam.

“Obviamente, que a partir dessa primeira entrega, nós estamos conversando com a Caixa Econômica e com o Ministério também, no sentido de que a gente possa abrir a atualização dos dados cadastrados, mas vamos avisar com antecedência isso. E um dos critérios que será exigido é que a pessoa ou a família tenha no mínimo cinco anos morando em Camaçari. Vamos também fazer visitas com assistência social para que a gente possa estar tudo sendo feito dentro dos critérios mais transparentes possíveis. Para se ter uma ideia, nem o prefeito, nem vereadores, nem deputado, nem a vice-prefeita têm acesso a esse processo de pré-seleção e consequentemente das listas que foram registradas no sistema, e não temos inclusive a senha desse processo para que a coisa fique realmente, do ponto de vista técnico, bem encaminhada”, explicou Luíz Caetano.

O secretário de Habitação (Sehab) de Camaçari, Luíz Roberto Sobral, pontuou que o momento era de prestação de contas e que 1.712 unidades serão entregues de dezembro de 2025 a julho de 2026. “Recebemos um cadastro da gestão passada contendo 23.988 inscrições, só que esse sistema que foi elaborado no passado, ele não tinha aqueles filtros necessários e normatizados pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica, capazes de selecionar as pessoas que mais precisam e quem não precisa tanto. Então, montamos um novo sistema, que é homologado pela Caixa Econômica Federal contendo 21 filtros, entre critérios de participação e de hierarquização. A partir disso nós estamos estabelecendo uma pontuação daqueles que mais precisam, até aquelas pessoas que deverão oportunamente aguardar novas inscrições ou atualização de documentação”, afirmou.

Mais de Camaçari