Facebook
  RSS
  Whatsapp

Seminário reúne membros da rede de proteção da criança e adolescente no horto florestal

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Conselheiros tutelares de Camaçari e demais profissionais que integram o Sistema de Garantias de Direitos (SGD) do público infantojuvenil vítima ou testemunha de violência, participaram nesta terça-feira (14/5) do Seminário – A cidade e sua prioridade absoluta. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento contou com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e foi realizado no Horto Florestal Linaldo da Silva.
 
A presidente do CMDCA, Baja Carvalho, comentou sobre a importância do seminário.  “Esse evento promove a formação dos envolvidos, para que juntos possamos aprender sobre o conjunto de leis, setores e as medidas que devemos colocar em prática. Ao mesmo tempo em que é um espaço de articulação, onde as pessoas conseguem se reconhecer no todo, entender a funcionalidade de cada órgão do sistema, e quais desafios temos em conjunto”, pontuou.
 
A representante da Sedes, Nivia Santos, que atua como diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSUAS), falou da participação da pasta no seminário, destacando que, "apoiamos todas as iniciativas voltadas para a garantia dos direitos do público infantojuvenil. Então, estamos aqui hoje porque acreditamos que os agentes que atuam diretamente com crianças e adolescentes, precisam dialogar, discutir questões e compartilhar experiências”.
 
Uma das características da ação formativa, diz respeito à integração dos membros de toda a rede em um espaço de aprendizagem. Nesse sentido, a representante da Secretaria da Educação (Seduc), Dinah de Lima, explicou que, “estar aqui nos fortalece, pois são em momentos como esse que somos orientados sobre como lidar, e o caminho que devemos trilhar nos casos em que acontece violação dos direitos de nossas crianças, que muitas vezes são identificadas pelos próprios professores”.
 
De acordo com a programação do seminário, que acontece também no próximo dia 21 de maio (terça-feira), serão refletidos temas específicos, tais como: Políticas Públicas e Proteção Social para o Desenvolvimento Pleno e Integral das Infâncias e Adolescências, bem como Prevenção e Enfrentamento às Violências Sexuais.

 

Mais de Camaçari