Facebook
  RSS
  Whatsapp

Abertura do processo e vistoria de táxis para renovação de alvará vai até 12 de abril

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), segue realizando até o dia 12 de abril a vistoria de táxis especiais, na modalidade de transporte alternativo remunerado de passageiros, etapa necessária para renovação do alvará de circulação. A abertura do processo e a inspeção dos veículos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Base Operacional da STT, localizada na Avenida Jorge Amado, do lado oposto ao Hospital Geral de Camaçari (HGC).
 
Segundo a responsável pela Gerência de Transporte Individual e Especial (Gerin) da STT, Ducileide Nazaré, até esta terça-feira (19/3) já tinham sido vistoriados 269 táxis entre comuns e especiais. “No primeiro momento, eles fazem a abertura do processo, e posteriormente, com apresentação da documentação correta, são encaminhados para fazer o processo de vistoria, quando são observados todos os itens de segurança, se o veículo está em condições de trafegabilidade, se está seguindo as exigências do Código de Trânsito Brasileiro [CTB] e do CONTRAN [Conselho Nacional de Trânsito], dentre outros. Se aprovado na vistoria, a STT emite o alvará de circulação”, explicou.
 
Responsável direta pela realização da checagem veicular, a agente de trânsito Gabriela Leão aponta a inadequação das películas automotivas como um dos itens mais problemáticos na vistoria. “É comum essas películas estarem fora do padrão de visibilidade, ou apagadas. E na película precisa estar carimbada a indicação da transparência”, orientou a profissional que atua há 13 anos na STT.
 
O condutor Fernando Marcelo Pimentel, 34 anos, destacou a importância do procedimento. “Eu acabei de fazer e foi tudo tranquilo. Meu carro está aprovado. A regularização dos taxistas, que rodam aqui no município, é segurança para todos, tanto para os motoristas quanto para os passageiros”, relatou.
 
Outro permissionário do sistema, Wilson Oliveira, 60 anos, aprovou a estrutura da Base Operacional da STT, bem como o trabalho dos agentes. “O serviço da STT está excelente e com toda a infraestrutura para que os veículos sejam regularizados para poderem prestar o melhor serviço no município. Estou muito feliz pelo atendimento, e só tenho a agradecer”, disse o condutor.
 
Os táxis comuns já passaram por inspeção. Assim como, os especiais das cooperativas Fone Táxi, Transpolo, Polo Táxi e Cootrasem. De acordo com a STT, até quarta (20) passam por vistoria os veículos da cooperativa Coopertaxi; entre 21 e 27, passarão pelo procedimento os da Coopercam e Tracoop; de 1º a 3 de abril, da Transleve;  entre, Cooper Vip e Coopmapp nos dias 4, 5 e 8; finalizando com a Cooptocar, Coomtec, Transcoop e Cooperatec entre 9 e 12.
 
Durante a vistoria, é necessário apresentar os originais de documentos, como comprovante atualizado de residência no município; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constando atividade remunerada; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2023/2024; Certificado do Curso de Condutor de Táxi, com 28 horas aula; e nos casos em que se aplique, o Certificado do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para o taxímetro e o gás natural veicular (GNV).
 
Para abrir o processo, etapa preliminar da vistoria, basta dirigir-se à Base Operacional da STT durante o período e os horários estipulado, e apresentar Certidão Negativa de Ações Criminais 1º grau, emitida por meio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA); o último alvará concedido; certificado de antecedentes criminais, através da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA); Certidão Negativa de Débitos junto a Prefeitura de Camaçari; e a certidão da entidade representativa contendo local, horário de exercício da atividade, bem como o nome da referida cooperativa.

 

Mais de Camaçari