Facebook
  RSS
  Whatsapp

Secretária bate um papo com o Portal e fala do terceiro ciclo de atividades de revisão do PDDU de Camaçari

Compartilhar

 

Aconteceu nesta quarta-feira (04/10), em Vila de Abrantes, na Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, a 9º Audiência de revisão do Plano de Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari. O Portal acompanhou a atividade que faz parte do 3º ciclo de construção do documento, que vai reger o município nos próximos 10 anos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, essa terceira fase apresenta tudo que foi discutido nas outras audiências. “Seguimos os ritos, teremos aí mais duas Audiências, amanhã na sede e no sábado em Monte Gordo, buscando de fato levar mais próximo para a população os trabalhos de revisão. Estamos também com a transmissão ao vivo e a tradução em libras. Apresentamos a Camaçari que a população quer, apresentamos todo o material que foi recebido através das oficinas, dos fóruns, das análises técnicas, e temos aí toda uma equipe empenhada, de domingo a domingo, se dividindo para poder estar fazendo essa entrega do projeto a Câmara de Vereadores, feito a várias mãos com a participação popular se manifestando através dos sites, das redes sociais”, disse.

 

Sobre os anseios de moradores da Malicia, em Abrantes, na questão da legalização dos terrenos, a secretária explicou o processo. “Temos meios através da lei, seja através de usucapião, seja através de uma busca sucessória de um registro, e Camaçari iniciou com um cartório em Mata de São João, que é o caminho para a legalização, ou através até de uma regularização fundiária, e essa tema está sendo tratado no código urbanístico”.

Em relação a zona rural, Andréa Montenegro pontuou que as audiências e oficinas iniciais, tiveram uma grande participação dos agricultores. “Estamos trabalhando no fortalecimento da agricultura familiar, outro pedido é a mobilidade, os acessos a praia, então tudo isso está sendo escutado, e buscando soluções. A questão do zoneamento, do urbano, do rural também estão sendo analisados criteriosamente”.

O crescimento desordenado de Abrantes também foi pautado na entrevista. “A gente não pode partir do princípio por exemplo que ‘aquela rua está estreita’, aí vamos seguir os 10 anos com ruas estreitas? Então é a questão de se exigir ruas mais largas, calçadas mais largas, para que a gente tenha esse cuidado em relação a mobilidade. Está se analisando também outros trechos viários, fazendo a ligação de Abrantes a Cascalheira, ou Cascalheira a Estrada do Coco, ou de Arembepe a Centrel, então a gente tem também que trabalhar sistemas viários para poder desafogar toda essa questão do trânsito. Ocupação irregular de calçadas estão sendo verificadas de forma técnica, para conscientizar as pessoas cada vez mais do que é certo”.

Na oportunidade a secretária ainda destacou as ações relacionadas a preservação do meio ambiente. “Através do programa Reflora já revitalizamos oito áreas e mais duas estão em andamento, e eu já tenho um novo contexto trazendo aí, em primeira mão o Rio Capivara, subindo a alameda do rio, uma ação que envolve a comunidade e ela passa a tratar com carinho, exemplo do Cacimbão, ninguém mais vai invadir aquele espaço com a comunidade atenta, e é por isso que estamos trazendo a minuta sobre a prestação do serviço comunitário, para ajudar também aquelas pessoas que cuidam do meio ambiente".

Em primeira mão a secretária falou sobre um novo programa chamado Cidade Arborizada. “Aqueles espaços que estão ali, as pessoas querendo colocar uma barraca, vamos colocar um palete de uma convivência comum, uma maneira também que temos de evitar que áreas sejam ocupadas de maneira desordenada. Estamos dialogando com alguns empreendedores para trazer essa contrapartida de uma cidade arborizada com paletes, com paisagismo na sede e vai ficar o compromisso de abrir o diálogo para orla, para Abrantes, vou pedir uma equipe que já verifique ali aquela região da delegacia”.

Eleições 2024

Questionada sobre os burburinhos que seu nome poderia está sendo cotado como vice-prefeita do grupo do prefeito Elinaldo Araújo, a secretária disse que recebe com alegria a indicação. “Acho que é resultado de um trabalho e o compromisso que tenho apresentado a população de Camaçari. Agora continuo reforçando que faço parte de um grupo e sou soldada. Tenho com líder Elinaldo, tenho a primeira-dama como conselheira e estamos aí analisando todo o contexto político. Temos outros gestores com experiência e sempre digo que Deus aponta e nós seguimos”, concluiu.

 

Mais de Camaçari