Facebook
  RSS
  Whatsapp

OAB subseção Camaçari desfila pelo segundo ano no aniversário da cidade

Compartilhar

 

Dentre as entidades que desfilaram no aniversário de 265 anos de Camaçari, na última quinta-feira (28/09), a OAB subseção Camaçari, marcou presença na Avenida 28 de Setembro, pelo segundo ano consecutivo. O Portal conversou com o presidente da ordem, Eduardo Requião, sobre a importância e representatividade de participar do evento cívico e os desafios da gestão.

Para o presidente, o município tem motivos para celebrar e refletir. “São 265 anos de muita história, de empenho por parte de todos que dedicaram suas vidas a construir esse município. São 465 anos de história daqueles que defendem legitimamente a fundação, como Diego Copque traz em sua obra, e acredito que os desafios que hoje de uma forma geral a sociedade tem, é lidar com as demandas sociais. Existem direitos que precisam ser atendidos, e a OAB na condição de entidade de classe, figura como uma das entidades que participa desse grande momento, com advogados, advogadas, com os integrantes da subseção. Nós reiteramos o trabalho que todos esses homens e mulheres tiveram, ao longo de sua história”, destacou.

Na oportunidade, o presidente ainda destacou os desafios enfrentados porque quem tem a função de gerir uma cidade com 265 anos. “Que é lidar com demandas sociais muito latentes, principalmente depois da saída da Ford, e de toda a crise que nosso país vem passando nesses últimos dez anos, e os reflexos que isso causou no município, como o desemprego muito alto. Tínhamos uma série de outras empresas, tínhamos a economia funcionando, sobre outras premissas que não dependem dos governantes. Mas tenho certeza que quem estiver no poder vai buscar fazer o melhor, e espero que nós na condição de cidadãos, e de OAB, possamos fazer o nosso papel, que é exatamente cobrar das autoridades o respeito as prerrogativas profissionais, da União, dos governos Estadual e Municipal, enfim, cobrar os direitos”, ressaltou.

Sobre os desafios enfrentados pela categoria, o presidente destaca a necessidade do aumento do número de varas e juizados especiais. “Hoje a gente tem esse desafio de demandar um judiciário que está soberbado de processos. Nós temos uma cidade com mais de 300 mil habitantes, e temos uma grande demanda que se formos considerar um município menor, como Itabuna por exemplo, tem mais varas do que nós temos aqui em Camaçari. E em nossa defesa, a gente tem dito isso junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, é pela criação de mais varas para que a sociedade, a comunidade, possa ter uma resposta de seus processos de maneira mais rápido, e quando falo isso não estou de forma nenhuma desprestigiando o importante trabalho que todos os servidores, juízes e magistrados de uma maneira geral, os desafios que eles têm, que é cuidar com pouco uma demanda muito grande”, concluiu.

Mais de Camaçari