Facebook
  RSS
  Whatsapp

34º Jornada Baiana de Anestesiologia será em Praia do Forte

Discussões de casos clínicos acontecerão no próximo final de semana (23 e 24), mas a programação da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia já começa na quinta-feira (21)

Compartilhar

  Fotos: Valter Andrade

A 34ª Jornada Baiana de Anestesiologia (Jorba 34) vai reunir anestesiologistas de diferentes regiões da Bahia e de outros estados do país no próximo final de semana em Praia do Forte. Antes das discussões de casos clínicos em sessões interativas sobre temas de amplo interesse dos anestesiologistas, que acontecerão no sábado (23) e na manhã de domingo (24) no Centro de Convenções, a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (Saeb), com apoio da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA), promoverá três cursos. O primeiro, “Salve uma Vida”, confirmado para quinta-feira (21) na Escola Municipal São Francisco, não é voltado para médicos, mas para servidores da Prefeitura Municipal de Mata de São João, comerciantes da Vila dos Pescadores, professores e agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ao meio dia, a Saeb fará a entrega de um Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento de ressuscitação cardiopulmonar, à comunidade de Praia do Forte.

O foco do “Salve uma Vida” é a capacitação da população não médica para reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de uma parada cardiorrespiratória. O curso vai acontecer durante toda a manhã do dia 21. De acordo com o Anestesiologista Diogo Bahia, Diretor Científico da Saeb, o DEA que a Saeb doará para a Praia do Forte é um dispositivo desenvolvido para tratar parada cardíaca, especialmente em ambientes de grande circulação de pessoas e deve ser operado por qualquer indivíduo treinado, muitas vezes por funcionários de estabelecimentos comerciais e agentes de segurança. “Como a maior parte dos casos de parada cardíaca em adultos requerem um choque elétrico para sua reversão, o uso do DEA pode evitar mortes súbitas. A ressuscitação cardiopulmonar é um capítulo importante da nossa especialidade. Por isso, é nosso dever incentivá-la e disseminá-la, com o intuito de salvar vidas”, destacou.

Para sexta-feira (22), estão previstos os cursos “Ecocardiograma Perioperatório” e “Kipo - Conhecimento Intensivo sobre Cuidados Perioperatórios”. Este último é um treinamento que aborda as principais alterações que podem ocorrer durante o período perioperatório (pré-operatório, operatório e pós-operatório) e destaca os recursos e técnicas mais atuais. A programação de sábado da Jorba 34, que começa às 9h, inclui discussões de casos sobre o manejo das vias áreas, serviços ambulatoriais e transplantes de órgãos; o Coopanest Day, que reúne temas como liderança, reforma tributária e aposentadoria; uma solenidade marcada para às 16h30 e uma festa comemorativa aos 70 anos da Saeb, às 20h. No domingo, as discussões focadas em medicina perioperatória acontecem das 9h às 11h e, depois disso, os participantes podem curtir as belezas e encantos da Praia do Forte.

Motivos para celebrar não faltam, já que a anestesia tem se consolidado de forma crescente como referência em procedimento médico de alta segurança ao promover controle da dor, inconsciência, conforto, equilíbrio das funções vitais, melhoria dos desfechos cirúrgicos e aceleração da recuperação de pacientes na fase pós-operatória. Segundo o anestesiologista Alexandre Pustilnik, Presidente da Saeb, o papel dos especialistas de sua área antes, durante e após as cirurgias é fundamental. “Antes, avaliamos o paciente para identificar suas necessidades específicas, a fim de planejar a anestesia. Durante a cirurgia, nosso foco é a manutenção das funções vitais do doente e o controle da dor, do estresse e outros desconfortos. No final do procedimento cirúrgico, a medicina perioperatória se preocupa com o controle da dor, das náuseas e vômitos, do aquecimento, da realimentação; enfim, da recuperação do paciente”, resumiu.

Entrevistas:
Dr. Alexandre Pustilnik – Presidente da SAEB
Dr. Diogo Bahia – Diretor Científico da SAEB
Informações da programação no site: www.saeb.org.br

Cinthya Brandão
Assessoria de Comunicação SAEB
(71) 99964-5552

 

Reinaldo Oliveira

Mais de Mata de São João