Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ação voluntária promove limpeza de praia e dia de conscientização ambiental

Compartilhar

 

 

Iniciativa, realizada em Guarajuba, foi promovida pela Braskem em parceria com start up so+ma, BASF, Cetrel e Acelen

 

Cerca de 50 voluntários recolheram resíduos na praia de Guarajuba, no Litoral Norte, na manhã deste sábado (16), em uma ação de conscientização ambiental com os frequentadores do local. A iniciativa foi realizada no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) pela Braskem, em parceria com a start up so+ma, BASF, Cetrel e Acelen, e contou com o apoio da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e da Associação dos Moradores e Condomínios de Guarajuba (Ascon). Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari, Andrea Montenegro, e o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta.

 

Os resíduos coletados pelos voluntários, integrantes das quatro empresas, foram pesados e encaminhado para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). Além disso, foram revertidos em pontos no programa so+ma vantagens. A pontuação total será doada para uma instituição de caridade do município de Camaçari, a ser definida. 

 

“Estamos mobilizando parceiros nessa ação de voluntariado em prol da conscientização do descarte correto de resíduos, fomentando também a reciclagem e fortalecendo a economia circular”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Para a CEO e fundadora da so+ma, Claudia Pires, mais do que uma ação, o Dia Mundial da Limpeza mostra que a soma de pequenos gestos se transforma em um poderoso movimento. “É um lembrete de que, juntos, podemos ser a mudança: uma atitude de valor por vez para mudar realidades e somar novos impactos”, afirma.

 

Já Tânia Oberding, diretora do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, destaca que essa parceria tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, alinhado com a estratégia de sustentabilidade da BASF. “Nesse sentido, buscamos sempre apoiar na resolução de problemas da sociedade, impactando e conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas, para juntos construirmos um futuro mais sustentável”, completa.

 

De acordo com Eduardo Fontoura, gerente de Relações Institucionais da Cetrel, a participação na ação de voluntariado reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade. “Como empresa responsável pelo monitoramento ambiental de toda a área do Polo Industrial de Camaçari, dentre outras atividades, para nós da Cetrel, sempre é um prazer participar de iniciativas como essa em parceria com as demais companhias”, pontua.

 

"A sustentabilidade é um dos princípios da Acelen que, além de assumir o compromisso de fazer a Refinaria de Mataripe mais sustentável, também tem como objetivo contribuir para um mundo melhor, hoje e no futuro. Parcerias como essa, com a Braskem, BASF e Cetrel, convergem com nossos valores de ESG e juntos podemos acelerar as ações em prol do meio ambiente e fazer mais para alcançarmos as melhorias que almejamos”, declara Daniel Rocha, gerente de Meio Ambiente da Acelen.

 

Voluntariado - Essa iniciativa de voluntariado da Braskem acontece todos os anos em setembro, próximo à data definida como “World Cleanup Day”. Durante uma semana, o Programa de Voluntariado Braskem promove debates com foco na economia circular para os integrantes em todas as suas unidades, de forma global, além de oferecer oportunidades de ações voluntárias, como os mutirões de limpeza para coleta de resíduos descartados de forma inadequada. O objetivo é fortalecer e incentivar a prática da reciclagem para a construção de um futuro mais sustentável. 

 

A comunidade também pode colaborar com a ação. Basta obter o aplicativo do programa so+ma vantagens no link http://app.somavantagens.com.br, escolher uma unidade da Casa Soma e se cadastrar. Por meio da entrega de resíduos, o participante acumula pontos que podem ser trocados por benefícios: alimentos, produtos de higiene, cursos ou doações para ONGs locais.

 

Sobre a Braskem

 

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Mais de Camaçari