Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ordem de serviço para a construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste foi assinada

Compartilhar

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou na última segunda-feira (03/07), da assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O objetivo é unir a cidade de Caetité, localizada no sudoeste do estado da Bahia, à Ilhéus, que fica no sul do mesmo estado.

O investimento será de mais de R$ 1 bilhão e deve gerar 1.200 empregos. Durante o seu discurso o presidente Lula pediu que a conclusão da obra, prevista para 2027, seja antecipada. “Eu gostaria de fazer um apelo aos empresários. É necessário que vocês entreguem a ferrovia antes de 31 de dezembro de 2026. Se for preciso, trabalhem além do horário normal e até mesmo aos fins de semana para que possamos inaugurá-la o mais rápido possível. Caso contrário, corremos o risco de permitir que outra ‘coisa negativa’ retorne ao nosso país, e a ferrovia em questão fique paralisada novamente”, pontuou.

A ferrovia terá capacidade de movimentar 60 milhões de carga por ano, um número bastante positivo para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. “Vai facilitar a saída de matéria prima como algodão, industrializados, frutas, minério, mas também a entrada de insumos da região toda, Bahia a dentro. Nossa expectativa é que o presidente Lula, com o anúncio de hoje, possa gerar emprego e a garantia da integração”, disse.

Fazendo parte do Plano Anual de Contratações (PAC), o projeto é construir um trecho com extensão de 537 quilômetros, que passará por 19 municípios. A obra será executada pela empresa Bahia Mineração (Bamin), que conquistou a concessão da construção por meio de um leilão. “Um investimento como esse vai alavancar o crescimento porque temos os mesmos ambientes geológicos de qualquer outro lugar do mundo, temos aqui toda competência comprovada, e com um suporte que eu acredito que o governador, junto com o presidente Lula, vamos ser competitivos em um mundo que hoje exige de nós, na entrega de minerais estratégicos”, enfatizou um dos executivos da empresa, Eduardo Ledsham.

Ministro dos Transportes, Renan Filho, acredita que essa integração será transformadora para o país. “Essa ferrovia vai inserir o estado da Bahia na estratégia de desenvolvimento nacional. De Ilhéus até Água Boa, no Mato Grosso, passando por Caetité, Barreiras, passando pelo estado de Goiás”, explicou.

 

 

 

 

Mais de Ilhéus