Facebook
  RSS
  Whatsapp

Praia do Forte celebra abertura da 4ª edição da FLIPF, com apresentações artísticas locais no espaço Baleia Jubarte

Grandes nomes nacionais debateram na primeira mesa o desafio e importância de formar novos leitores na atualidade

Compartilhar

 

A abertura oficial da 4ª edição da Festa Literária Internacional de Praia do Forte movimentou o espaço Baleia Jubarte, na noite desta quinta, dia 4. Durante a cerimônia, aconteceram apresentações artísticas locais do Quarto Sonare, da NEOJIBA, do Grupo Capoeira Esporão e da Orquestra Cultura do Barro Branco. Marcaram presença no evento, o Diretor de Sustentabilidade da PetroReconcavo, Marcelo Prado, o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, os quatros curadores da FLIPF, Edma de Góis, Anderson Shon, Emília Nuñez e Bárbara Falcón, e as organizadoras do projeto, Vanessa Vieira, diretora geral e Joana Marambaia, diretora de comunicação. A FLIPF acontece até o próximo domingo, dia 7, e tem a expectativa de reunir cerca de 12 mil pessoas. 

Orquestra Cultural do Barro Branco.jpeg
Grupo de Capoeira Esporão.jpeg

A noite ainda contou com a participação ilustre da escritora e educadora popular Maria Valéria Rezende, da educadora social Bel Santos Mayer e do multiartista Tiganá Santana, que atuaram da mesa “Para ensinar meus camaradas”, onde foi celebrado o encontro das artes e das narrativas que nos fazem sonhar com um mundo mais igualitário.

Mesa Para ensinar meus camaradas.jpeg

Para Joana, conseguir chegar nesta quarta edição depois de tantas adversidades enfrentadas durante esses três anos é motivo para muita celebração e reconhecimento. “Por isso, não podemos deixar de agradecer a todos os envolvidos: patrocinadores, parceiros e apoiadores. Sem eles não seria possível realizar este sonho”, afirma a sócio-diretora da Gabiroba Cultural, reforçando ainda, que a FLIPF foi pensada para que o público sinta-se acolhido e respire a magia da literatura em todos os cantos da Praia do Forte. 


De acordo com Vanessa, diretora da Trevo Produções, o maior propósito da festa literária é contribuir para o movimento de incentivo à leitura. “Queremos ser uma sementinha a ser plantada na cabeça das crianças, dos jovens e também dos adultos e idosos, por isso, elaboramos uma programação vasta e diversa voltada para todos os públicos”, comemora Vieira. No entanto, os dois primeiros dias são mais dedicados para o público das escolas municipais, tanto da região, quanto de outras cidades vizinhas. 

Os estudantes participam das oficinas, bate-papos, lançamentos, contações de histórias e rodas de conversas que acontecem nos espaços Ninho FLIPF, com programação especial para os pequeninos, Rede de Livros, local voltado para o mercado editorial baiano, com vendas das editoras e autores independentes, Multiverso FLIPF, ambiente pensado para os jovens, mas que reúne diversidade de gêneros textuais e de autores, e o Canto da Palavra, local onde são realizadas as tradicionais mesas literárias com autores baianos, nacionais e internacionais. 

WALDYR LANTYER E DELZIENE MARQUES

Confira a programação completa no site www.flipf.com.br 

Programação Gratuita

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: PetroReconcavo

Realização: Gabiroba Cultural, Trevo Produções, Ministério da

Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Mais de Mata de São João