Decreto assinado nesta terça-feira (21) pelo presidente Lula destina 30% dos cargos em comissão e função de confiança a ocupantes negros. A administração pública tem até 2026 para atingir este percentual. A medida for formalizada durante solenidade para comemorar os 20 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
“A verdade é que nenhum país do mundo será uma verdadeira democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ou não ao longo da vida”, afirmou o presidente.
Lula ainda formalizou outras medidas interministeriais voltadas à igualdade racial. O governo propõe, por exemplo, a expansão das Unidades Básicas de Saúde em territórios quilombolas e a retomada do Luz Para Todos e do Programa Nacional de Habitação Rural nestas comunidades.
O governo federal anunciou a criação do programa Aquilomba Brasil, voltado à população quilombola. A iniciativa será instituída por um decreto as ser assinado pelo presidente e terá três eixos: acesso à terra e ao território quilombola, infraestrutura e qualidade de vida quilombola e inclusão produtiva e desenvolvimento local, de direitos e cidadania.





Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar