Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp
Traduzir:

Camaçari

Abrantes perde um beco, ganha uma escola de excelência e uma rua mão dupla

Compartilhar com UTM
Link copiado! Agora você pode colar o link com UTM no seu Instagram.

No último sábado (11/03), o Portal postou uma matéria pontuando que um beco que liga as Avenidas Tiradentes e Alice Uzeda, em Vila de Abrantes, tinha sido fechado pela empresa que está construído a sede do Colégio Estadual do distrito, sem que a população e Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari, fossem consultadas. O assunto gerou uma agenda no governo do estado na tarde desta terça-feira (14), e o assunto foi esclarecido. A intervenção na escola continua, o distrito vai perder um beco e vai ganhar uma rua de mão dupla.

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Educação da Bahia, Rowenna Brito, a inquietação do grupo será resolvida com a construção de uma via de mão dupla, em uma área um pouco mais a frente do beco que foi fechado. Na oportunidade a gestora destacou a importância da comunidade escolar se apropriar do complexo. “Em três ou quatro meses vamos estar entregando um equipamento composto por uma piscina semiolímpica, ginásio poliesportivo, restaurante estudantil com 228 lugares, um teatro com 275 lugares, 24 salas de aula, laboratório de ciência, matemática e física. Salas de informática, de dança e de música, além de uma biblioteca. Uma estrutura com essa não é apenas para atender os estudantes do ensino médio, mas também para atender os estudantes do ensino fundamental, já que a gente está falando de educação”, explicou.

A reunião foi agendada pelo vereador, Tagner Cerqueira (PT), que comemorou a decisão de construção de uma nova via. “A escola de Abrantes será o maior investimento que o governo do estado já fez naquele distrito, e é considerada também a maior obra pública que Abrantes já recebeu. E hoje ganhamos outro presente que é uma nova via. O governo está apostando com isso na mobilidade e organização do trânsito. Eu já estava contemplado quando o governador Rui Costa e o atual governador Jerônimo decidiram dar condições de um ensino descente, de qualidade, de ofertar todos os recursos para que a gente possa melhorar cada vez mais a educação, e agora me sinto mais contemplado ainda com a nova via”, salientou.

Morador de Abrantes, o vereador Dr. Samuka (CIDADANIA), que questionou os representantes da empresa quando a via foi fechada, ressaltou que após o acordo entre os entes município e estado, vai continuar fazendo seu trabalho de parlamentar. “O município já tinha sinalizado essa possibilidade dentro do próprio terreno, mas não aconteceu, e agora o governo do estado com o fechamento do beco apresentou essa proposta de uma via mais na frente duplicada. Vamos aguardar, acompanhar e cobrar, já que os dois órgãos governamentais estão se comprometendo, nas presenças de nós vereadores que representamos um poder no município. A gente sai daqui com um encaminhamento, de uma via que vai dar mobilidade para os transeuntes que utilizavam o beco”.

Para o vereador Gilvan Souza (PSDB), a agenda foi importante também para esclarecer dúvidas em relação ao projeto do colégio. “É uma escola verticalizada, que considera a acessibilidade, em condições não só de acesso em rampa, mas escrita em braile, de libras. Uma escola que é moderna e para todos, considerando as diferenças, as singularidades de cada ser humano. Hoje saímos daqui com uma solução em relação a via fechada e o que gera crítica é a falta de informação. Viemos buscar essa informação para distensionar a comunidade em relação a um equipamento de excelência para Abrantes, que está em Abrantes, mas vai atender toda a cidade de Camaçari, em especial a costa”.

O diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, marcou presença, e pontuou que o mais importante era resolver o problema, e que o confronto entre o estado e o município não beneficiaria ninguém. “Nós temos aí uma discussão que poderia paralisar a obra do colégio, o que não é bom para a gente. A gente quer a escola funcionando, e buscamos uma alternativa, que foi uma solução muito bem estudada, e colocada pelo próprio governo do estado, pela secretaria. Graças a Deus todo mundo concordou, e o que a gente quer é essa escola funcionando o mais rápido possível”, disse.

A duplicação da via vai contribuir para melhorar o fluxo de veículos e pedestres na região, que é bastante intenso. “Nós moradores ficamos preocupados com o fechamento daquela via de pedestre, em compensação vamos ganhar uma nova via, maior do que a que já existia, e isso sim vai ajudar a fluir o trânsito da gente naquela região onde temos três escolas particulares, uma creche e duas escolas públicas, que em horário de pico fica um absurdo o engarrafamento”, destacou Silvan Guardian, morador de Abrantes que acompanhou a reunião.

Nesta quarta-feira (15/03), fiscais da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vão vistoria o local onde será construída a via. Os vereadores também vão acompanhar essa agenda.

O novo colégio do estado vai ofertar cerca de mil vagas, distribuídas entre os turnos integral e noturno.

Link da primeira matéria sobre o assunto:

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/32294-beco-que-liga-as-avenidas-tiradentes-e-alice-uzeda-em-abrantes-e-bloqueado-por-conta-de-obra-do-governo-do-estado

Mais em Camaçari

Notificação de Nova Postagem
Imagem