Facebook
  RSS
  Whatsapp

Lauro de Freitas é uma das cidades do Brasil que menos emite CO2

Compartilhar

 

Sexta economia do Estado e portal do Litoral Norte da Bahia, o município de Lauro de Freitas faz parte do grupo de cidades com emissões negativas de gases do aquecimento global, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Administrado por uma gestão que adota políticas públicas em prol da sustentabilidade e investe em inovação tecnológica, Lauro de Freitas é uma das cidades do Brasil que removem mais CO2 da atmosfera do que emitem.

A estimativa de emissões por município na plataforma SEEG é um projeto do Observatório do Clima, organização com mais de 70 representantes da sociedade civil. Ela foi gerada segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com base nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

Além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a cidade da Região Metropolitana se destaca com outras iniciativas, na perspectiva da inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável. Confira algumas ações implantadas e fomentadas pela Prefeitura Municipal: 

Energia solar nas escolas

Lauro de Freitas se tornará uma cidade mais sustentável, reduzindo cerca de 460 toneladas de gás carbônico na atmosfera, ao longo dos próximos 25 anos. Tudo isso vai começar a ser possível com a instalação de usinas solares em escolas de Lauro de Freitas. Para isto, a Prefeitura de Lauro de Freitas assinou uma Ordem de Serviço (OS), para a instalação de 1.900 placas de energia fotovoltaica em 11 escolas, que irão gerar energia para abastecer 53 unidades de ensino.

Ônibus 100% elétricos

Lauro de Freitas está entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que passou a contar com 20 ônibus 100% elétricos, para atender a população na mobilidade urbana. Os ônibus visam a mudança da matriz energética de alimentação dos sistemas de transporte público coletivo, além de contribuir para minimizar a emissão de poluentes.
 
IPTU Verde

Em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Prefeitura de Lauro de Freitas regulamentou o programa IPTU Verde, que oferece descontos sobre práticas sustentáveis. O incentivo concede descontos de 2,5% a 5% para edificações que adotarem de duas a quatro práticas sustentáveis estabelecidas pelo decreto, entre elas o aproveitamento da água da chuva, coleta seletiva, implantação de bicicletário, telhado com cobertura verde, utilização de energia solar ou eólica, instalação de calçadas e piso tátil para Pessoas Com Deficiência (PCD) e sistema de reaproveitamento de água.
 

Secom

Mais de Lauro de Freitas