Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

Praia de Arembepe recebe ação do Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios

Compartilhar

 

O Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios foi celebrado com ação social na comunidade de Arembepe. Logo no inicio da manhã grupos se reuniram na Praça dos Coqueiros para um café da manhã.

De lá eles se dividiram e seguiram para fazer a limpeza dos rios e praias da localidade. A nossa equipe acompanhou o grupo do projeto Marine World. Durante o percurso os representantes do grupo foram recolhendo objetos e lixos presos na vegetação da praia.

Encontramos também uma grande quantidade de óleo que voltou a poluir a faixa de areia de algumas praias do litoral de Camaçari.  No percurso o grupo ressaltou a necessidade de apoio para dar continuidade a esse tipo de trabalho. 

“Já trabalhamos com isso há mais de 10 anos, sabemos da necessidade desse trabalho, mas só com força de vontade não conseguimos manter um projeto tão importante como esse. Precisamos de luvas, calçado apropriado, e uma parceria com a prefeitura para que tudo isso que a gente retira aqui seja levado para descarte no local adequado”, ressaltou Marcel Machado, um dos representantes do projeto.

Ele ainda aproveitou para conscientizar os banhistas que frequentam as praias. “Quem usufrui da praia precisa ter a consciência de trazer seu saquinho e levar o lixo que é produzido aqui, além disso, precisamos de uma quantidade maior de lixeiras para que as pessoas façam o descarte adequado”, completou.

Somente neste sábado foram recolhidas mais de uma tonelada de lixo das praias e rios no trecho da Costa de Camaçari. Além de Arembepe, Jauá também recebeu a ação.

Óleo nas praias

Durante o nosso percurso encontramos uma quantidade assustadora de óleo. Quem passa de longe tranquilamente confunde com uma pedra ou restos de carvão, porém, é só chegar perto e perceber que trata-se de óleo.

O material que tinha aparecido na costa do Nordeste entre agosto de 2019 e março de 2020 voltou a aparecer no litoral baiano nas últimas semanas. De acordo com informações, o material das primeiras aparições vieram de um navio petroleiro grego, foi o que conclui a Polícia Federal. Ainda não se sabe se essa nova remessa tem a mesma origem.

 

Fotos relacionadas

Mais de Meio Ambiente