Facebook
  RSS
  Whatsapp

Fila Zero Itinerante atende cerca de 3 mil pessoas neste sábado (6) em Monte Gordo

Compartilhar

 

Um dia movimentado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo. Isto porque, com a proposta de ampliar o acesso ao programa Sesau Fila Zero, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu o serviço itinerante na localidade, neste sábado (6/8). A iniciativa visa aproximar os serviços ofertados do público contemplado pela ação, das comunidades mais afastada, como forma de facilitar o acolhimento daqueles  que apresentam dificuldade de locomoção.
 
Em Monte Gordo, a iniciativa teve adesão positiva. Logo no início da manhã, por volta das 8h, mais de mil pacientes já haviam passado pela triagem, conforme informações de Elba Brito, Diretora de Controle e Regulação do SUS em Camaçari. “Hoje teremos um dia muito exitoso e todos os pacientes cadastrados na fila das quatro unidades, UBS Monte Gordo, [Unidade de Saúde da Família] USF Cachoeirinha, USF Barra de Pojuca e USF Coqueiros de Monte Gordo serão atendidos também”, disse ao informar que a previsão é de que cerca de três mil pessoas sejam atendidas neste sábado.
 
A salgadeira e moradora de Monte Gordo, Joelma Oliveira de Carvalho, soube da ação itinerante por meio de anúncio divulgado em carro de som, durante a semana. “Escutei o aviso  e vim buscar a revisão da cirurgia de uma retirada de ovário, realizada em minha filha Fernanda. Ela foi encaminhada pelo Sesau Fila Zero, fez o procedimento e em um mês fez a cirurgia. Agora, graças a Deus, seguir com o atendimento e poder solicitar a revisão aqui perto de casa é uma benção”, disse Joelma ao mostrar o documento em mãos.
 
Lançado no dia 10 de janeiro de 2022, o Sesau Fila Zero já realizou até o dia 25 de julho mais de 91 mil procedimentos, entre exames e consultas pré-operatórias; exames e consultas especializadas; e cirurgias eletivas.
 
O secretário da Saúde, Elias Natan, fez questão de acompanhar os trabalhos e falou do objetivo da ação de aproximar ainda mais o Sesau Fila Zero das comunidades da Costa de Camaçari e de atender a demanda represada. “Hoje estamos dando início ao Sesau Fila Zero Itinerante, mantendo o êxito do projeto, contemplando todas as pessoas cadastradas na lista de espera, com o objetivo de ampliar o acesso ao programa. Iniciamos em Monte Gordo e convocaremos as pessoas para se dirigirem até uma unidade, realizar ou já agendar seu exame, e desse modo zerar a demanda retida, durante esses dois anos de pandemia”, explicou Natan.
 
Na UBS de Monte Gordo é ofertado o serviço de consulta com cirurgião, ortopedista, ultrassonografia, radiografia, coleta de material para exames, dentre outros. Para exames de laboratório, em que há a necessidade de estar em jejum, as equipes da Sesau oferecem um lanche para que o paciente possa sair alimentado.  
A senhora Isabel Santana da Silva trouxe até a UBS de Monte Gordo a neta Geovana, de 4 anos, para fazer exames laboratoriais. A avó contou que ficou satisfeita com o atendimento. “Minha neta tinha um exame marcado e eu recebi uma mensagem por aplicativo, informando dessa ação hoje e que já poderia realizar o procedimento aqui. Foi tudo muito rápido e agora ela está se alimentando com o lanche que recebemos”, contou.
 
Quem também esbanjou satisfação com o programa foi a dona de casa Raquel Rodrigues dos Santos, moradora do Areal, que acompanhou o irmão com deficiência, Daniel Rodrigues. “Esse programa é um projeto muito bom e estávamos precisando dessa assistência. Desde 2019 que estava com uma requisição para fazer a ultrassom em meu irmão, sem condições de fazer particular, e aguardamos, fomos chamados e hoje vamos realizar o exame. É um projeto muito bom e sou a favor que continue”, contou.
 
Para participar da ação, o usuário precisa estar inserido na relação das pessoas que entraram na fila de espera da Central Municipal de Regulação entre setembro de 2019 e agosto de 2021. Para saber se o nome está na relação, o usuário precisa ir até a unidade de saúde do seu território e se informar na recepção, ou pode ligar para o número 156.
 
As ações acontecem ainda nos dias 20 e 21 de agosto na UBS Vila de Abrantes, para usuários de Vila de Abrantes, Catu de Abrantes, Buris de Abrantes e Fonte da Caixa; 3 de setembro na UBS Arembepe, para usuários de Arembepe, Areias e Jauá; e no dia 17 de setembro na USF Caminho do Mar, para usuários de Barra do Jacuípe e dos Residenciais Caminho do Mar.

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari