Facebook
  RSS
  Whatsapp

Programa agroecológico fortalece produção orgânica em Camaçari

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e em parceria com a Fundação Alphaville, desenvolve com dezenas de produtores rurais do município o Programa de Agroecologia Zé Menezes, objetivando a valorização do pequeno agricultor a partir da fomentação da sua produção agroecológica.

Implantado em julho de 2019, o Programa tem enfoque na preservação ambiental, no fortalecimento da economia sustentável e na promoção de relações sociais justas, e engloba os projetos Certificação Participativa e Orgânico na Mesa, que apoiam técnica e financeiramente o desenvolvimento das atividades necessárias para a certificação dos agricultores, realização de feiras para comercialização dos seus produtos, bem como, ações voltadas para a promoção do conhecimento dos consumidores em relação ao consumo de alimentos saudáveis.

Certificação participativa de produção orgânica de 50 agricultores pela Rede de Agroecologia Povos da Mata; implantação da Feira Orgânica do Polo Verde na Praça dos 46 em outubro de 2021; capacitação dos agricultores certificados através da participação de cursos e vivências técnicas; incentivo ao desenvolvimento de uma agricultura sem o uso de agrotóxicos para os demais agricultores de Camaçari, através de visitas de acolhimento; e a preservação ambiental da fauna e flora da zona rural, são alguns dos resultados alcançados pelo programa, desde a sua implantação.

A parceria firmada com a Fundação Alphaville foi de grande importância para a consolidação da iniciativa. O investimento de R$ 300 mil ofertado pela instituição, facilitou a capacitação dos agricultores pela Rede de Agroecologia Povos da Mata, que possui autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para certificar as unidades produtivas; possibilitou viagens para capacitações em Irecê-Ba, onde se concentra o maior número de agricultores orgânicos certificados da Rede de Agroecologia Povos da Mata no estado da Bahia; e financiou a confecção de 10 barracas e camisas padronizadas para os agricultores do Núcleo Polo Verde (Camaçari e Região) e publicidade nas redes sociais.

Com equipe formada por técnicos agroecológicos, o Programa de Agroecologia recebe o nome de Zé Menezes, um produtor agroecológico do município, que durante muitos anos buscou o certificado de produtor orgânico. Enquanto os trabalhos estavam sendo implementados, Zé Menezes faleceu. Pelo reconhecimento de sua luta pela certificação, seu nome foi associado ao programa, como forma de homenageá-lo.

 


 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari