Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mudanças no trânsito em Abrantes já estão em andamento e algumas vias no distrito passam a seguir em mão única

Compartilhar

 

Aconteceu nesta terça-feira (17/05), na Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes, mais uma reunião para discutir a mobilidade urbana e o trânsito do distrito. O encontro foi agendado pelo vereador Dr. Samuka (UNIÃO Brasil), e contou com a participação de comerciantes, moradores e do superintendente de Trânsito e Transporte (STT), Coronel Castro.

A pauta teve como tema a “Estrutura viária urbana e segurança no tráfego de Vila de Abrantes”. Para o proponente esse é o momento de ações efetivas por parte da STT. “Essa não foi a primeira reunião, já aconteceram várias para tratar sobre a mobilidade e o trânsito de Abrantes que é um problema crônico, todos nós motoristas e transeuntes passamos por problemas no trânsito do distrito diariamente, e os olhares da administração pública precisam estar voltados para Abrantes, até para ordenar o crescimento do distrito, que está dificultando ainda mais o trânsito”, ressaltou vereador Dr. Samuka.

O vereador exaltou ainda que presencia diariamente o desrespeito às leis de trânsito como o estacionamento em lugares proibidos, em cima de passeios e em faixas de pedestres, dificultando a passagem dos ônibus e a segurança dos transeuntes. Mas o problema vai além. “Já fiz requerimentos verbais nas secretarias competentes sobre comerciantes que estão usando de maneira irregular as calçadas, impedindo a passagem dos pedestres, com barracas, cadeiras, manequins, e esse aspecto de desorganização não é bom para um distrito que cresce como Abrantes, temos que mostrar que somos pessoas organizadas, e isso perpassa pelo ordenamento do uso do solo. Já sinalizei para a Sedur, para Sesp, sobre alguns comerciantes que estão com barracas em lugares que não são apropriados. Dois exemplos são a Praça do Buris onde a gente precisava fazer o paisagismo, e será demarcado onde as barracas deverão ficar, alguns comerciantes que comercializam em cima de calçadas já foram notificados e vão ter que sair. Outro local é na Praça da MRV onde solicitei manutenção e algumas barracas serão retiradas para o ordenamento”, pontuou.

Para superintendente de Trânsito e Transporte (STT), Coronel Castro, a reunião trouxe para o órgão a certeza de estar no “caminho certo para a solução de alguns problemas de mobilidade urbana de Abrantes” e que o trabalho já está sendo realizado por etapas. “Nesse momento estamos trabalhando na parte de sinalização vertical e horizontal na Fonte da Caixa, vamos passar agora para a Praça da Matriz, onde vamos ter um binário em que o trânsito sempre vai estar rodando em mão única, sem a convergência de um veículo na contramão, facilitando o estacionamento, promovendo consequentemente uma maior mobilidade para os usuários”, explicou.

Nesse primeiro período de adaptação equipes da STT estarão nas ruas orientando e fazendo com que os condutores respeitem e entendam as mudanças. “As vias de Abrantes foram pensadas para pescadores, uma vila e não para se tornar uma cidade que ela é hoje. Temos que trabalhar equacionando as soluções com a Secretaria de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano. Nós entendemos que é importante a conscientização do público em geral, porque não basta apenas ordenar através de sinalização horizontal e vertical, precisa também a conscientização principalmente dos comerciantes e dos moradores”. Ainda sobre as mudanças na via chamada popularmente de “Beco da Caçola”, existe a possibilidade de fazer uma ampliação, passando a ser de mão dupla e com a implantação de estacionamentos.

Para o Secretário da Costa José Cupertino, "tudo na vida tem que ter uma fase de maturação". "A fala de Coronel Castro foi pertinente ao dizer que todas as vezes que se tentou fazer alguma modificação no trânsito de Abrantes ouve empecilhos porque alguém se sentiu incomodado, mas agora as pessoas entenderam que é preciso acontecer as mudanças, começando pelo binário da Praça, uma nova Praça, um novo sistema viário".

O comerciante Weligton Reis Santiago participou da reunião e tem boas expectativas sobre as mudanças. “Com a requalificação da Praça, e pegando a via da Fonte da Caixa e a Tiradentes, descendo a Rua São Bento, e o Buris, se tornando um binário, que já se pratica em diversos lugares, será muito bom para Vila de Abrantes. O Coronel é uma pessoa muito experiente sobre o trânsito e mostrou flexibilidade se as mudanças não agradarem”.

O presidente da Associação Comercial de Vila de Abrantes, Alexandre Cruz, ressaltou que já passou da hora de ordenar o trânsito no distrito. “Mais uma reunião, e no desenrolar da coisa vai sair algo que venha ordenar o trânsito que é o que a gente precisa. Abrantes está inchando de uma maneira insuportável, o trânsito em determinado horário dar vontade de largar o carro e ir andando para casa. A população tem que se conscientizar que vão ter mudanças que não vão agradar a todos, mas que é para a melhoria da população, do comércio, do trânsito, e com isso vejo que Abrantes está pulando para uma etapa diferente”.

O Portal vem pautando o tema mobilidade urbana de Vila de Abrantes há muito tempo, buscando sempre chamar atenção do poder público sobre a importância de ordenar o trânsito, dos comerciantes sobre a necessidade de deixar livres as calçadas, e a população sobre seus direitos e deveres. Continuaremos participando dos debates, registrando as mudanças e noticiando o que é de interesse do cidadão.

Links de outras matérias sobre o assunto:

https://www.portalabrantes.com.br/municipio/25360-Transito-desordenado-de-Abrantes-continua-causando-transtornos-a-populacao-e-comerciantes

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/25055-Transito-de-Abrantes-e-tratado-em-reuniao-com-representes-do-governo-e-do-comercio-local

https://www.portalabrantes.com.br/municipio/25137-Mais-um-encontro-e-realizado-em-Abrantes-para-discutir-o-transito-do-distrito

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24255-STT-realiza-operacao-em-Abrantes-e-ordena-o-transito-na-localidade

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/23583-Desorganizacao-no-transito-de-Abrantes-continua-colocando-a-vida-de-pedestres-em-risco-e-atrapalhando-a-mobilidade-urbana-

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24248-Moradores-de-Abrantes-pedem-retorno-da-base-da-STT-na-Prefeitura-Avancada-da-orla

Mais de Camaçari