Facebook
  RSS
  Whatsapp

Anatel decidiu o bloqueio de ligações feitas por robôs

Compartilhar

 

As operadoras de telefonia terão que bloquear as ligações feitas por robôs, as chamadas robocalls, segundo decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Estudos estão sendo realizados para escolher se a regra deve acontecer via medida cautelar ou através de um instrumento de regulação.

Para chegar a essa decisão, foi feito um levantamento pelas operadoras de telecomunicações que mostrou que 20 números de telefone, operados por robôs realizaram mais de 61 milhões de chamadas em um único mês, onde mais da metade tinham duração inferior a três segundos. O objetivo das chamadas é formar um cadastro potencial de telemarketing.

Quando o cliente atende, o sistema entende que ele está disposto a receber oferta de produtos e serviços por telefone. Um robô é capaz de fazer mais de três milhões de chamadas em um mês.

A ideia da Anatel é coibir o chamado telemarketing abusivo que aumentou amplamente durante o auge da pandemia da Covid-19. Há cerca de um mês entrou em vigor a nova norma que determina a identificação de chamadas de telemarketing feitas a partir de celular com o prefixo 0303.

Mais de Camaçari