Facebook
  RSS
  Whatsapp

Com a participação de religiosos e educadores, Câmara de Camaçari realiza sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2022

Compartilhar

 

Foi em alusão a Campanha da Fraternidade de 2022, que a Câmara Municipal de Camaçari realizou uma Sessão Especial na manhã desta quarta-feira (30/03), requerida e presidida pelo vereador Tagner (PT). A atividade, que contou com as presenças de autoridades políticas, religiosos, educadores e educandos, teve como tema “Fraternidade e Educação”.

O autor da atividade abriu os trabalhos exaltando a importância da Campanha da Fraternidade que pela terceira vez trata de educação, trazendo como lema esse ano “Falar com sabedoria, ensinar com amor”. “Ela nos convoca a planejar recomeços na realidade educacional, e isto nos aponta a necessidade de priorizar educação em todos os espaços, mas aqui é importante enfatizar o víeis através das políticas públicas. É preciso globalizar e legalizar a esperança. Os investimentos públicos em educação são de extrema importância para a redução da pobreza, criminalidade, ampliação do crescimento econômico, bem-estar e acesso a direitos fundamentais pela população. A educação brasileira anda na contramão, revelando o descaso, o abandono, a falta de comprometimento, fracasso e miséria. Um país que não se compromete com a educação, não se compromete com o futuro”, disse o parlamentar em seu discurso.

Representando a Diocese de Camaçari e região, o Bispo Dom Dirceu de Oliveira, contou a história da Campanha que iniciou em 1964 e é ligada a quaresma, onde o povo católico é chamando a mudança de vida. “Ela nasceu como um apelo para que nós olhássemos mais atentamente para alguma realidade existencial ou social, que tocasse a vida das pessoas, e sempre a luz do evangelho da palavra de Deus. Para nós cristãos, é a palavra de Deus que ilumina a realidade, a gente olha a realidade com os olhos de Jesus que olhava a educação com sabedoria e ensinava com amor, ele que por sinal era um grande educador, aliás, o maior de todos os educadores”, ressaltou.

Ao som de apitos vindo da plateia, a presidente da Associação Paulo Tonucci (APITO), Délia Boninsegna, pontuou a importância da união na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. “Estamos enfrentando tempos difíceis e no meio de tanta dificuldade, de pandemia principalmente, falta compreensão e compaixão. A desconfiança, preconceito e o ódio se alastram. Nos tempos bons, na bonança, todos nós tendemos a nos isolar, a nos defender, ‘pensmos no que é meu, a minha família, o meu emprego, os meus bens’, mas no perigo percebemos que o problema são dos outros e a pandemia mostrou que todos estamos conectados, interligados, e que moramos na mesma casa, no mesmo mundo. A pandemia veio sacudir as nossas certezas e seguranças”, mencionou.

Abordando o tema educação, a professora da rede estadual Kadja Grimaldi, que há 47 anos leciona, ressaltou a importância de ter paixão, pensamento e prática na educação, sem esquecer de valorizar o papel dos professores. “A sociedade precisa se mobilizar, nossas crianças não estão sendo alfabetizadas, do lugar onde moro em Camaçari vejo crianças não alfabetizadas, onde os alunos entraram no ensino fundamental sem estarem alfabetizados. É preciso criar uma rede de apoio para educação, discutir o processo de democratização da gestão, e o que é isso, melhorias das condições de trabalho nas escolas, independente se são do estado ou do município”, pontuou.

O secretário de Governo (Segov), José Gama, trouxe para a plenária uma reflexão sobre como o cidadão é responsável pela sua história e os exemplos que deixa para seus filhos. “A gente precisa convocar para gente, em um ambiente cristão, a responsabilidade de fazer educação. É preciso que a gente volte ao passado para entender qual é o nosso papel, porque no momento em que estamos vivendo ficou fácil pegar um ‘badoguinho’ e tacar no presidente, governadores, deputados, prefeitos e vereadores, mas eu pai de família, eu mãe de família, eu cristão, talvez tenha sido um pouco irresponsável quando não pensei por exemplo, no planejamento familiar. Se eu não tenho uma convivência religiosa e cristã na minha casa, os governos estão fadados ao fracasso na educação, na saúde e em todos os setores da sociedade”.

Antes da abertura da sessão, alguns alunos da Associação Paulo Tonucci, realizaram uma apresentação musical e de poesia. Já ao final da atividade, o mandato do vereador Tagner, com o apoio de duas empresas do município, e do vereador Vavau (PSB), entregou doações de materiais de papelaria para a Igreja Católica e a APITO.

Mais de Camaçari