Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeito participa de ato de entrega do primeiro Ecoponto do município

Compartilhar

 Foto: Josué Silva

O descarte regular de resíduos tem lugar certo no município. E nessa terça-feira (11/1), a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), entregou mais um espaço destinado à entrega voluntária de lixo e entulho. É o Ecoponto localizado no bairro Gleba C, na Rua Corpo Santo, onde podem ser recebidos sobras da construção civil, podas de árvores e materiais volumosos, móveis e equipamentos domésticos, madeiras, além de materiais recicláveis, a exemplo de papel, plástico, metal e vidro.

Esse é o primeiro equipamento nesse formato instalado em Camaçari. Em breve, a cidade será contemplada com outro, que está em fase de construção na Avenida Industrial Urbana, próximo ao Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. Além disso, o município conta com o auxílio de cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) - locais adequados para descarte regular de entulho e outros resíduos sólidos, espalhados pela cidade.

O prefeito Elinaldo Araújo esteve presente no ato de entrega do Ecoponto e falou sobre a importância da cidade ter equipamentos como esse. “A ação evita que um montante considerável de lixo, entulho, resto de construção, entre outros, sejam descartados de forma irregular pela cidade. Pequenas mudanças no descarte doméstico de lixo podem acarretar ganhos substanciais para o meio ambiente e para a saúde pública da população”, pontuou o gestor municipal ao lembrar que, o descarte irregular pode prejudicar a drenagem de rios e córregos, provocando alagamentos, além de deixar a cidade suja e a transmissão de doenças mais suscetíveis.

No Ecoponto da Gleba C o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado, das 8h às 12h. No local, a pessoa pode descartar gratuitamente até dois metros cúbicos (m³)/dia, o equivalente a dez carrinhos de mão convencionais de obra. O espaço conta com o auxílio de agentes coletores para orientar o correto descarte do material.

De acordo com a titular da Sesp, Arlene Rocha, o local de descarte na Gleba C já existia, mas não tinha a estrutura e a capacidade de receber material que tem agora. “O Ecoponto era um anseio dos moradores do bairro, agora atendido pela prefeitura. Este é um projeto muito positivo, com resposta imediata da sociedade, pois a comunidade cresce com a consciência ambiental. Fazer o descarte no local indicado, manter a cidade limpa e organizada”, destacou a secretária.

Os demais cinco PEVs estão localizados nos bairros Burissatuba, na Rua Nova da Palha; Mangueiral, na Avenida Rio Bandeira; Phoc III, na Avenida Luiz Gonzaga; Nova Vitória, na Rua Padre Paulo Maria Tonucci; e no Dois de Julho, na Rua Pascoal.

Ainda estiveram presentes no ato de entrega, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, o diretor-presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Mota, além dos vereadores Herbinho Silva, Jamessom Silva e Niltinho.

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari