Facebook
  RSS
  Whatsapp

GCI forma segunda mestra de capoeira de Camaçari

Compartilhar

 

O gingado é a base da capoeira. A sua prática, é uma forma de luta, resistência e autoafirmação. Para garantir sua continuidade e manter vivos os fundamentos, uma série de ensinamentos foram passados através das gerações desde o século XVI, até os dias atuais. E o dia de sábado (08/01), foi dedicado para celebrar a arte da capoeira e a sequência desse importante patrimônio histórico e cultural no município de Camaçari. 

O Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), através de seu fundador,  mestre Ismael Reis, realizou sua cerimônia de formatura. A solenidade contou com a presença do vereador Gilvan Souza e marcou uma importante conquista, a formatura da segunda mestra de capoeira de Camaçari: Jane Reis (Mestra Risadinha). Também foram graduados Alan Cordeiro (mestre de 1º grau), Jonathan de Jesus (corda azul e verde), Iasmin Cruz (corda azul), Uilson Santos (corda azul) e Gabriel Levi (corda verde e cinza). 

O título de mestre de capoeira é concedido a iniciados com mais de 20 anos de capoeira e envolve vários requisitos e critérios internos, a exemplo do  bom relacionamento com o grupo,  conhecimentos sobre arte, cultura e protocolos de segurança, trabalho social e em prol da capoeira, além do reconhecimento da comunidade. 

“Minha felicidade é fazer com que a capoeira não pare. Vou puxar as outras e buscar mais direitos para que nossa capoeiragem feminina não pare e que a gente tenha mais espaço e reconhecimento. Ser mestre é ter a responsabilidade de buscar subsídios para que a capoeira siga e continue cada vez mais forte”, defende Jane Reis. 

O vereador Gilvan, que recentemente concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares para a mestra, parabenizou Jane e reforçou a importância da preservação e resgate cultural promovido pelo GCI. “Jane e Ismael criaram mais que um grupo de capoeira inclusivo, eles estão construindo um legado de dedicação, referência étnica, cultural e social. A preservação da memória, cultura e história de um povo é sua maior riqueza. E vocês, são guardiões desses saberes e mestres por excelência”, declarou o vereador. 

O Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), foi 
fundado em 02 de janeiro de 2006 pelo Mestre/professor Ismael dos Reis Filho. É uma associação que visa a inclusão de pessoas com diferentes especificidades, através de treinos, oficinas e vivências com o ensino da capoeira.


 

Mais de Camaçari