Prefeito Elinaldo visita instalações da UFRB e Embrapa em Cruz das Almas

Foto: Jean Victor

 Foto: Jean Victor

Na busca pelo fortalecimento da agricultura e da pesca do município, o prefeito Elinaldo Araújo esteve em Cruz das Almas, nesta terça-feira (16/11). Durante a visita, que aconteceu durante toda a manhã, o gestor municipal conheceu as instalações da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), passando pelo o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). Em seguida, teve acesso ao Centro de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e, por fim, esteve reunido com o prefeito da cidade, Ednaldo Ribeiro, para troca de experiências, com o propósito de encontrar mecanismos que contribuam para o desenvolvimento de Camaçari, nos referidos segmentos.

A proposta do encontro foi motivada pela elaboração do Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, que se encontra em fase de conclusão. Diante disso, o prefeito Elinaldo, acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula; do gestor da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antonio Falcão; e do subsecretário da pasta, o professor e engenheiro agrônomo, Denílson Queiroz; fizeram questão de verificar de perto o andamento e avanço dos diálogos já realizados durante a construção do Plano de Trabalho.

Na perspectiva de ter o apoio técnico da universidade, a comitiva foi recepcionada por Elvis Vieira, diretor do CCAAB da UFRB, que se colocou à disposição para auxiliar os trabalhos com foco no desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento organizacional e difusão tecnológica.

“Para nós, esse termo é muito importante, assim como para os alunos de graduação e pós-graduação aqui da universidade e que estão em fase de estágio ou na produção acadêmica. Ou seja, é fundamental termos expertise para fazer o termo funcionar, pois podemos contribuir com diversas ações, como: cursos, instalação de projeto de pesquisa de campo, uma capacitação de produtores, ilha de estudantes para estágio, e também na vinda de pessoas de Camaçari para aprenderem aqui”, disse Elvis ao acrescentar que “as cidades podem trabalhar juntas”.

Animado com os projetos, o reitor da UFRB, Fábio Josué Souza dos Santos, recebeu o prefeito Elinaldo na sala dos Conselhos, na reitoria da universidade, e destacou que a visita da equipe serviu para estreitar os laços institucionais entre a UFRB e a Prefeitura de Camaçari. O grupo ainda conheceu a unidade laboratorial da Engenharia de Pesca, inaugurada em 19 de novembro de 2020.

As atividades não pararam e durante a visita realizada na Embrapa, os gestores tiveram acesso aos trabalhos desenvolvidos e uma série de campanhas executadas, assim como esclarecimento, informação e promoção de tecnologias e práticas sustentáveis para o setor agropecuário. Para esta parceria, a ideia é que um novo plano seja elaborado, paralelo ao Acordo de Cooperação, a fim de atender as características que são específicas ao órgão.

Para o prefeito de Camaçari é necessário motivar as pessoas para adquirirem o conhecimento técnico. “Boa vontade da secretaria e do prefeito vai ter. Estamos focados na construção desse acordo e o que depender de nós, vamos buscar para melhor atender aqueles que trabalham e vivem dessa atividade em nossa cidade. Porém, precisamos esclarecer quais benefícios e o quanto enriquecedor será para os trabalhadores se adequarem a essa nova porta que se abre”, disse Elinaldo.

Em visita ao prefeito Ednaldo Ribeiro, Elinaldo revelou sua alegria em poder contribuir com o desenvolvimento do segmento em questão e descreveu os inúmeros benefícios cedidos pela administração municipal aos trabalhadores rurais, a exemplo de doação de sementes, adubos, maquinário, compras de produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o programa Mar Azul que profissionaliza a pesca artesanal, entre outras ações.

Ednaldo Ribeiro disse ter certeza de que a UFRB tem muito para contribuir com o desenvolvimento de outras cidades e “que bom que o trabalho de articulação de parcerias da instituição com Camaçari já foi iniciado, e sem dúvidas, dará certo”, disse.

Na oportunidade, o secretário Antonio Falcão reforçou que o município está trabalhando forte para fomentar a agricultura, a pesca e o turismo. “Apesar do município ser reconhecido pelo Polo Industrial, a cidade desenvolve diversos projetos para fortalecer a economia e a mão de obra local. Nesse sentido, estamos trabalhando para consolidar esse cenário e promover o crescimento agropecuário”, finalizou.

 

Mais de Agricultura e Pesca