Facebook
  RSS
  Whatsapp

Secretária da Sedur de Camaçari faz um balanço da pasta e das mudanças implantadas em sua gestão

Compartilhar

 

Após uma gestão desafiadora a frente do Social, Andréa Montenegro aceitou o convite do prefeito Elinaldo Araújo para gerir a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Camaçari, e em seis meses à frente da pasta, a gestora fez mudanças importantes e zerou a fila de processos do GED, viabilidades e abertura de empresas. Em entrevista ao Portal Abrantes nesta terça-feira (27/07), a secretaria falou também da sua relação com o meio ambiente e os projetos voltados para a preservação dos bens naturais do município.

Sobre a mudança de área do social para o planejamento urbanístico do município, a secretária ressalta que foi um desafio, mas buscou conhecer o terreno antes, para depois implementar sua forma de trabalho. “Assumi uma pasta muito importante para a cidade, pois por ela passa o planejamento, a execução das políticas públicas de meio ambiente e o urbanismo, então eu venho trabalhando e me dedicando junto com toda equipe. Logo que eu cheguei fiz o dever de casa de conhecer as demandas e ao mesmo tempo quis conhecer os servidores, que é uma parte muito importante para a execução de um bom trabalho. Passei a conhecer também os conselhos e me apresentar nos demais órgãos, essa é a minha maneira de trabalhar. Tenho a essência de uma pessoa que é daqui, que conhece os quatro cantos da cidade, que gosta do que faz e da participação popular”, pontuou.

Em relação as demandas que encontrou ao assumir a Sedur, por conta da pandemia e da falta de documentação dos requerentes, Andréa destaca que hoje zerou a fila de processos e que a secretaria trabalha com os atendimentos da semana. “Aqui tinha um problema de transporte para as equipes, e isso eu resolvi. Quando está tudo certo com os documentos, buscamos dar uma resposta em 24h. Me deparei com diversos pedidos de empreendimentos, e precisei fazer uma mudança de fluxo, passando a dialogar muito mais com a Seinfra, em relação a questão de drenagem, de pavimentação, e ao mesmo tempo com a STT sobre os impactos de vizinhança, do trânsito quando a gente pega ruas menores, e de repente a gente precisa planejar melhor esses espaços, abrindo o canal do diálogo, ao mesmo tempo demonstrando que o interesse público deve ser maior, e algumas pessoas já têm compreendido essa nova organização da cidade. Com a Sesp tratamos das questões dos ambulantes, pois ordenamento não é fácil, mas me baseio nas leis e no bom senso. Quero o equilíbrio entre o desenvolvimento da cidade e essa ocupação desordenada", ressalta.

Questionada se recebe pressão política, por se tratar de uma pasta importante, a secretaria destaca que tem buscado manter uma relação de cordialidade e parceria. “Não sofro pressão política e respeito muito a Câmara. Desde quando assumi tenho recebido a visita de alguns vereadores no sentido de conhecer as nossas ações, as nossas medidas, no sentido de contribuição, não tenho tido nenhuma interferência, pelo contrário, tenho aberto o diálogo com as comissões na Câmara e digo que é mais um órgão dentro da rede de implementação de políticas públicas que eu acho que vem construindo, assim como também foi no social. Quando aceitei o convite eu recebi uma autonomia muito grande do prefeito Elinaldo e assim também tenho passado para o superintendente Arcanjo de organizar, ordenar o nosso município com diálogo, com respeito, com busca de soluções, porque eu sei que em meio a uma pandemia e a saída de algumas empresas, as pessoas têm ocupado alguns lugares para venda pela necessidade."  

A costa de Camaçari em especial, tem sido o destino buscado por muitos empreendimentos imobiliários, mas para conseguir as licenças necessárias, a gestora da Sedur cita a importância da contrapartida. “No sentido dos impactos causados a vizinhança, as comunidades do entorno. Tem que pensar como vai ficar a rua após a instalação, como vai ficar a coleta do lixo, a questão da iluminação, o ponto de ônibus. Então analiso tudo com muito critério, a vinda do empreendimento é válida, temos buscado dar celeridade nos processos, mas com um olhar criterioso no sentido do desenvolvimento local”.

Se tratando de meio ambiente a secretária fala do cuidado com a natureza, do Projeto “Minha cidade é uma árvore”, onde de nove pés de Camaçari quando assumiu a pasta, o município passou a ter 100, além das últimas intervenções na Fonte de Buraquinho em Abrantes e do Cacimbão em Arembepe. “Com material sustentável nós vamos revitalizar as manilhas, no entorno da fonte vamos fazer um deque de madeira, ao mesmo tempo vamos fazer um pergolado, um ponto de apoio da comunidade, um parque e os moradores pediram um equipamento de ginástica. Vamos levar as plantas nativas da região e vamos promover o reflorestamento junto com a comunidade. Não é uma obra, é uma revitalização para que a gente tenha espaços públicos de lazer para as famílias e ao mesmo tempo a gente trabalhe a educação ambiental. É um projeto construído pela iniciativa privada, mas também pela comunidade.”, disse sobre o Cacimbão.

O Parque das Dunas também foi pautado na entrevista, e a secretária explicou como está o andamento. “Quando assumi a pasta já tinha acontecido uma audiência para uma nova poligonal, hoje de 409 hectares. Já fiz uma visita ao local, estamos passando novamente o drone, vamos começar a analisar o plano de manejo dessa região, enviei recentemente um oficio para o Inema, para que eles se manifestassem sobre essa nova poligonal, sendo favorável vamos enviar para um novo decreto. Enquanto isso vamos estar trabalhando o estudo da região para então começar dar vida de fato, considerando que se tiver alguém dentro vamos fazer um estudo da vulnerabilidade dessa família e daí tomar uma decisão, tudo dentro dos critérios da lei. Temos recebido as recomendações do Ministério Público, da Procuradoria Federal, então é algo que não depende só do município, mas estamos fazendo a nossa parte."

Para manter contato com a pasta, fazer denúncias ou buscar orientações, o canal com a Sedur pode ser feito pelo whatsapp (71) 99966-6130. “Chamo minha equipe dos guardiões de Camaçari. Nós trabalhamos para que as pessoas se sintam pertencentes a essa cidade, para que tenham orgulho de falar o nome de Camaçari", exalta Andréa.

 

Mais de Camaçari