Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp
Traduzir:

Diálogo garante permanência de grupo de surfistas na e Prefeitura anuncia instalação de toldo

Após intermediação do Portal Abrantes, surfistas e a Secretaria de Serviços Públicos chegaram a um acordo. O grupo permanecerá na região em um novo espaço, onde será instalado um toldo desmontável para dar apoio às atividades esportivas.

Compartilhar com UTM
Link copiado! Agora você pode colar o link com UTM no seu Instagram.

O que poderia terminar em conflito transformou-se em um exemplo de diálogo e construção coletiva na Praia de Jauá, na localidade conhecida como Japonês. O grupo de surfistas que há anos utiliza o espaço como ponto de encontro para a prática do esporte e para as atividades da escolinha de surf foi notificado a desocupar a área onde mantinha sua estrutura. O local fica em frente a um imóvel, e a ocupação permanente gerou questionamentos por parte dos proprietários. Diante da situação, o Portal Abrantes buscou abrir um canal de diálogo entre os praticantes do esporte e a Prefeitura de Camaçari. Foram realizadas conversas com a coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, com o secretário Teles e com representantes do grupo, evitando que a questão fosse resolvida de forma conflituosa.

O entendimento foi alcançado. Os surfistas continuarão utilizando a praia como ponto de apoio para suas atividades, mas em uma área previamente definida, preservando o direito de uso do espaço público e respeitando os limites estabelecidos. Como solução definitiva, o secretário Teles determinou que a equipe técnica fosse ao local para realizar as medições e providenciar a instalação de um toldo desmontável, que poderá ser montado durante as atividades e retirado ao final de cada dia de uso. O espaço servirá de apoio não apenas para a escolinha de surf, mas também para os diversos grupos de surfistas que se reúnem diariamente na Praia do Japonês em Jauá para praticar o esporte, fortalecer a convivência entre os atletas e incentivar novos praticantes.

Além de fomentar o esporte, esse grupo já prestou importantes serviço à comunidade. Antes da presença constante de guarda-vidas em determinados períodos, surfistas que frequentam o local participaram de diversos salvamentos de banhistas em situações de risco. O grupo também promove eventos que movimentam a praia. No fim do ano passado, organizou um campeonato de surfe que reuniu atletas de Jauá, da sede de Camaçari, de Salvador e de outras cidades do litoral, contribuindo para o esporte, o turismo e a economia local.

A solução construída por meio do diálogo demonstra que é possível conciliar o ordenamento dos espaços públicos com a valorização de iniciativas que promovem esporte, lazer, integração social e segurança nas praias de Camaçari.

 

Mais em

Notificação de Nova Postagem
Imagem