A 2º edição do Projeto Grão de Areia, que aconteceu pela primeira vez em 11 de maio do ano passado, na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, está sendo organizada e já tem data marcada, será dia 20 de novembro, das 17h às 22h. O Portal conversou com o idealizador da iniciativa, o promotor cultural, Nonato Barroso, que está empolgado com os preparativos.
“Esse projeto foi criado para homenagear a nossa cultura e o orgulho negro. Então, no ano passado fizemos uma coisa que eu pensei ser minimalista, mas foi tomando uma proporção, foi crescendo, e superou as minhas expectativas. Envolvemos os grupos culturais da localidade, teve dança, música, capoeira, karatê, dentre outras apresentações. E esse ano não está sendo diferente, está tomando uma grande proporção também, porque todos querem participar”, afirmou Nonato Barroso.

Uma das novidades desta edição será um desfile de moda, de acordo com Nonato. “Será no estilo periférico, porque o estilista trabalha com o pessoal da periferia. Ele quis participar, nos dar essa honra de ampliar o leque de apresentações, com a visão de movimentar a comunidade menos favorecida, que é o pessoal de baixa renda, de matriz africana, e queremos levantar a autoestima dessas pessoas, queremos dar o protagonismo a essas pessoas que não são vistas, por isso o nome orgulho negro”, destacou.
Dentre os grupos que se apresentarão, está do Mix Dance, do agente cultural, Davi Argolo, que na oportunidade teceu elogios ao Projeto Grão de Areia. “O que nós fazedores de cultura mais compartilhamos aqui em Abrantes é que somos todos irmãos em cultura, e juntos somos mais fortes. Então, ações que promovem a igualdade, a questão da empatia, de trazer a luz, as informações a quem é de direito, é muito importante. As pessoas precisam muitas das vezes desmistificar, esclarecer um pouco a respeito do orgulho negro, pois não somente estamos falando de religiosidade, mas trazendo uma reparação histórica, porque o Brasil foi construído de negros. Então, é necessário que a gente entenda o nosso papel na sociedade enquanto fazedor de cultura. Graças a essa iniciativa no ano passado, o evento está se tornando uma data carimbada, esperada por grupos e instituições como escolas que querem participar. Como fazedor de cultura me sinto feliz em levar uma mensagem de paz, amor e conhecimento”, declarou.






Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar