A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou nessa quarta-feira (15) os testes com um novo modelo de ônibus 100% elétrico. Durante 30 dias, o veículo circulará na linha B1 do BRT para avaliar o desempenho em condições reais de operação, considerando fatores como autonomia e conforto dos passageiros.
Fabricado pela Mercedes-Benz, o veículo, modelo eO500U, representa mais um passo no projeto da Prefeitura de incrementar a frota do sistema BRT com ônibus elétricos.
O período de testes faz parte de uma série de análises realizadas pelo município com diferentes fabricantes, com o objetivo de subsidiar estudos técnicos voltados à futura compra de ônibus elétricos por meio de uma operação de crédito, em negociação com o Banco Mundial.
Com capacidade para até 80 passageiros e 27 assentos, o ônibus da Mercedes-Benz possui tecnologia de ponta no segmento de mobilidade sustentável. O veículo é equipado com portas USB instaladas abaixo dos assentos, motores elétricos de 250 kW (340 cv) no eixo traseiro e autonomia estimada em até 280 quilômetros, podendo operar durante todo o dia. O modelo conta ainda com ar-condicionado de alto desempenho, piso baixo para acessibilidade, suspensão pneumática e sistema de freios regenerativos, que reaproveitam a energia durante as frenagens.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar