RSS
  Whatsapp

Câncer de mama

Prevenção ao câncer de mama é tratada em Sessão Especial em Camaçari

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Pensando na importância de se evitar e prevenir essa doença, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta segunda-feira (13/10), sessão especial em homenagem à campanha do Outubro Rosa, esta que faz parte de um movimento mundial para conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama como forma de prevenir a fatalidade desta doença. 

A sessão foi presidida pela vereadora Sales Brito (PSD), que dividiu a Mesa com o vereador Dr. Elias Natan (PSDB) e com a vice-prefeita do município, Pastora Déa. Em sua fala de abertura, a vereadora reforçou a importância da prevenção ao câncer de mama. “Precisamos bater na tecla da importância do exame da mamografia como forma de diagnosticar precocemente a doença”. Após sua fala, foi aberta a tribuna para os convidados, começando pelo depoimento de uma paciente que continua batalhando contra a doença, Lorena Soares. Ela se apresentou como uma paciente atípica da doença por ter identificado ela aos 38 anos. “O que vemos hoje é um foco na campanha mais a partir dos 50 anos. Precisamos fazer exames diagnósticos cada vez mais cedo nas mulheres”, defendeu. 

Também utilizaram a tribuna a secretária da Mulher de Camaçari, Branca Patrícia, a vice-secretária de saúde, Gabriela Mendes, a vice-prefeita de Camaçari, Pastora Déa, e a conselheira municipal de saúde, Ivonete Mota. A sessão teve como palestrante especial o servidor municipal e médico mastologista, Rodrigo Barata, que em sua fala ressaltou que sobre  o atendimento a pacientes com câncer de mama no município de Camaçari. “Ainda tem muito a melhorar, pois infelizmente ainda falta o tratamento da doença. Aqui damos o diagnóstico com muita precisão, fazemos biópsia, as pacientes são reguladas, fazem o cadastro e são transferidas para as unidades nos centros de referência em Salvador”, explicou. 

Entre os vereadores presentes, o primeiro a falar após os convidados foi o Dr. Elias Natan, que falou sobre a importância de se manter hábitos e alimentação saudáveis. “Os dados mostram que 20% dos casos de câncer de mama estão relacionados à hereditariedade, enquanto 80% estão relacionados aos hábitos e estilo de vida que as pessoas levam”, citou. 

Também utilizaram a tribuna a deputada federal, Ivoneide Caetano, e os vereadores Tagner Cerqueira (PT), Luisão (Republicanos), e Kaique Ara (PT). Também participaram da sessão os vereadores Ivandel Pires e Manoel Filho (PL). 

Por: Decom

Mais de Camaçari