RSS
  Whatsapp

Cerimônia

Fábrica da BYD inaugura em Camaçari com a missão de gerar, armazenar e utilizar energia limpa

 

Com as presenças de autoridades políticas municipais, estaduais e do governo federal, além de lideranças sindicais e trabalhadores, a fábrica da BYD foi inaugurada em cerimônia realizada na última quinta-feira (09/10). Esta unidade é a primeira planta da montadora chinesa no Brasil, se tornando a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina.

Em seu discurso, o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu falou sobre a missão da montadora. "Há 16 anos, criei os 'Três Sonhos Verdes' da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão", declarou o fundador. "Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”, exaltou.

Em sua fala, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou qualidades do Brasil, e o que faz o país ser diferente. “Começar a produzir veículos elétricos é a demonstração de que nós estamos criando uma pátria soberana, um país que tem a maior reserva florestal do mundo, que tem uma riqueza mineral extraordinária. Ninguém compete com o Brasil”, afirmou.

Em entrevista ao Portal, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a alegria em vivenciar o momento, e da expectativa de crescimento do setor automotivo no estado. “Nós inauguramos uma parte do que será a BYD, porque virão novas inaugurações. Eles anunciaram que 600 mil carros serão produzidos na unidade de Camaçari por ano. Solicitaram ajuda ao prefeito Caetano, ao governo do estado, e nós vamos cuidar para que eles possam garantir essa ampliação, terreno, porto e investimentos. O presidente Lula como sempre com um astral muito grande e Camaçari demonstra o esforço a dar as mãos com o governo do estado, com o governo federal e com as empresas”, disse.

Para o prefeito de Camaçari, Luíz Caetano, a parceria com os governos do estado e federal, é primordial para o desenvolvimento do município e para a atração de mais empreendimentos do sentor. “Esse alinhamento é muito importante para os cidadãos camaçarienses, porque a inauguração da BYD repercutiu internacionalmente, com a vinda do presidente Lula, do governador Jerônimo, e diversas outras autoridades, inclusive o embaixador da China. Esse investimento em Camaçari é de fundamental importância porque já existe o planejamento de ampliação do número de carros fabricados por ano, ou seja, mais geração de emprego e de renda para a cidade”, salientou.

A expansão da empresa para a Bahia, considerada o maior polo industrial da BYD fora da China, tem um investimento estimado da é de R$ 5,5 bilhões. Na unidade serão montados carros de passeio elétricos, híbridos e movidos a etanol e gasolina, com a função elétrica. 

Mais de Camaçari