A série documental ‘No país da poesia popular’, dirigida por José Araripe Jr., estreia na TVE nesta quinta-feira (2), às 19h. Com 13 episódios gravados em 17 cidades brasileiras, a produção reúne mais de 50 vozes que, em prosa e verso, dialogam sobre a diversidade cultural e regional do país.
Buscando representar a diversidade do romanceiro nordestino, a obra conta com temas como a presença da mulher no cordel até alienígenas, tratando também sobre o humor e a utilidade pública do cordel para a literatura e a sociedade brasileira. Em ‘Folheto e o repente’, primeiro episódio da temporada, o seriado revela como Cordel e Cantoria (ou Folhetos) e o Repente, nasceram juntos e cresceram lado a lado.
A partir desta ótica, o público acompanha como os cantadores são celebrados nos folhetos, através de pelejas reais ou imaginárias. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar