Manter uma rotina de exercícios físicos vai muito além da estética ou da boa forma. A prática pode ser uma aliada importante no controle de doenças alérgicas, como rinite, asma e outras condições respiratórias crônicas. Isso porque ela melhora a capacidade pulmonar, fortalece o sistema imunológico e contribui para a redução de processos inflamatórios; fatores essenciais para quem convive com quadros alérgicos frequentes. Exercícios aeróbicos, musculação leve e até mesmo o treino funcional podem ser aliados no combate a sintomas como falta de ar, congestão nasal e fadiga.
“A atividade física tem um impacto direto na saúde respiratória. Quando praticada de forma regular e orientada, ela ajuda a melhorar a oxigenação do corpo, fortalece os músculos envolvidos na respiração e atua positivamente no sistema imunológico, o que reduz a frequência e intensidade das crises alérgicas”, explica Allan Lacerda, professor na Rede Alpha Fitness.
Além dos benefícios físicos, o exercício também contribui para o equilíbrio emocional, ajudando a controlar o estresse. Com a liberação de endorfinas, o corpo tende a reagir melhor aos fatores externos, como mudanças de clima e agentes alérgenos presentes no ar.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar