RSS
  Whatsapp

Amiga de Adolescentes

Cerimônia marca encerramento de etapa do projeto Unidade Amiga de Adolescentes

 

Uma cerimônia, na tarde desta sexta-feira (4), marcou o encerramento da etapa 5 do projeto-piloto Unidade Amiga de Adolescentes, que envolveu jovens da comunidade de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Vitória. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov), celebrando os resultados e a participação de Camaçari como o município representante do Nordeste a receber a iniciativa, sendo um dos cinco do Brasil.

Promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Instituto Veredas, o projeto-piloto tem como objetivo a qualificação dos serviços da Atenção Primária à Saúde para atendimento ao público adolescente, oferecendo mais acolhimento.

No município, o piloto acontece com apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc). A atividade contou com a participação de 10 adolescentes que, de forma ativa, puderam contribuir com sugestões e opiniões para a construção do modelo de atendimento ideal para essa faixa etária.

Entre os participantes, Alex Carvalho, de 13 anos, destacou o sentimento inspirador para que a iniciativa seja contínua. “Estamos apenas começando. Este projeto foi incrível, um espaço para construção coletiva para um caminho mais promissor. Foi uma ótima oportunidade de evoluir e, principalmente, com nossa voz tendo força”, disse o jovem.

O Unidade Amiga de Adolescentes ainda incluiu a capacitação dos servidores da USF, abordando estratégias e práticas para melhorar o cuidado integral à saúde deste público. A escolha do município para receber o piloto foi celebrada pela secretária de Saúde, Rosangela Almeida. “O sentimento é de realização e agradecimento. Para nós, foi uma experiência de aprendizado mútuo”.

Denise Ocampos, coordenadora da Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, destacou que a iniciativa tem a perspectiva de ser implementada em todo o Brasil. “O piloto aconteceu em cinco regiões: além de Camaçari, participaram os municípios de Manoel Urbano (AC), Itapecerica da Serra (SP), Senador Canedo (GO) e Porto Alegre (RS). Vocês são muito importantes neste processo, porque através do que aprendemos aqui, iremos construir e entender o que será colocado na prática no país”, afirmou.

Integrante da referência técnica na Área da Saúde de Adolescentes e Jovens da Sesab, Jesuina Macedo enfatizou a alegria de acompanhar o piloto em Camaçari. “A experiência na USF Nova Vitória foi um presente, a participação destes jovens é um orgulho para nós, poder apresentar para os outros estados e regiões. Toda a entrega foi incrível”, exclamou.

Representante do Instituto Veredas, Victoria Menin pontuou que este é um dia festivo especial. “Um momento importante para a construção do SUS. Agradeço a todos os envolvidos, o município, verdadeiramente, abraçou esse projeto. O que esperamos agora é que esta seja uma semente que se transforme em uma política pública para todo o Brasil”.

Ana Paula Mira, da referência técnica em Saúde de Adolescentes da Sesau, ressaltou o histórico positivo que a USF Nova Vitória tem com o trabalho com o público de adolescentes. “Isso fortaleceu a experiência. Esses jovens agora passam a ser multiplicadores dos temas abordados durante a ação”, disse.

A implementação do projeto-piloto aconteceu em cinco fases, sendo a primeira, iniciada no mês de maio, a de Sensibilização, oportunidade em que foi apresentado o projeto aos profissionais da unidade, adolescentes, comunidade e rede intersetorial; a segunda foi o Ciclo de Aprendizados, em que foram feitos encontros com os participantes e realizadas oficinas de engajamento e aprendizagem; a terceira fase foi a Autoavaliação da Amigabilidade do Serviço, momento de troca de experiência entre profissionais de saúde e adolescentes participantes sobre a atenção integral à saúde deste público, e juntos puderam avaliar os deságios e potencialidades.

Na quarta fase, foi realizada a Oficina Colaborativa de construção do plano de ação, oportunidade em que, de maneira conjunta, jovens e equipe elencaram ações para aprimorar o atendimento ao adolescente pela unidade. E, na quinta-feira (3), foi encerrada a quinta fase do projeto, que teve o intuito de monitorar as ações de implementação da estratégia e avaliar conjuntamente, monitorar as ações de implementação da estratégia.

A cerimônia contou com apresentação do grupo de alunos de Dança Contemporânea, das aulas desenvolvidas pela Secretaria de Cultura (Secult). Participaram do evento, a subsecretária da Saúde, Gabriela Mendes, equipe de gestão da Sesau, profissionais da USF Nova Vitória, representantes da Seduc e Secult, bem como pais, mães e familiares dos adolescentes participantes.

Foto: Patrick Abreu

Por: Diretoria de Comunicação

Mais de Camaçari