RSS
  Whatsapp

Parabéns

Poeta camaçariense Clara Pinto lança livro em shopping da cidade

 

“Declarando os caminhos que percorri para me encontrar”, esse é o título do livro da poeta camaçariense, Clara Pinto, lançado na noite da última quinta-feira (28/11), no Shopping Boulevard Camaçari.  Familiares, amigos, admiradores, poetas e autoridades políticas, estiveram presentes no momento marcado por emoção.

Em entrevista ao Portal, Clara falou sobre suas inspirações para escrever a obra. “Eu acredito que o passado nos trouxe para o presente, então é muito importante que a gente não só se apegue ao que estamos vivendo agora, mas o caminho que percorremos para chegar na nossa vida agora. Às vezes a vida nos empurra para o futuro que almejamos, e isso faz com que a gente desrespeite o nosso passado. Então, esse livro, ele vem com a proposta de falar sobre os caminhos que eu percorri ontem, que eu percorri há cinco anos, há dez anos atrás, porque a minha existência é percorrendo caminhos. Claro que eu tenho muito respeito e torço muito pelo meu futuro, mas eu gosto também de respeitar e fazer esse convite para que a gente respeite nosso passado, e transformei isso em poesia”, contou.

Clara, que tem uma história diversificada no cenário cultural em Camaçari, pontuou que começou na arte aos 12 anos. “Eu já estive envolvida com quadrilha junina, com rap feminino, poesia marginal, foram várias coisas que aconteceram até o momento atual onde me vejo como poeta e influenciadora também, já que eu faço um trabalho nas redes sociais. Mas, além disso, meu caminho na cidade foi por projetos como o Cidade de Cena, o teatro de rua, apresentação no Camaforró. Por duas vezes eu levei meu trabalho para fora da cidade, em eventos no Acre e em São Paulo, e foi incrível, porque é muito importante não somente viver essa experiência, como também levar o nome de Camaçari comigo, essa cidade que é uma potência cultural, mas que nem todo mundo conhece dessa forma, aliás conhece a cidade como industrial. Se fizermos um 360, tem tantos nomes potentes aqui”, destacou.

Sobre a cidade que espera para o futuro na área da cultura, Clara mecionou que deseja que os artistas vivam de sua arte de forma digna. “Porque as vezes a gente não tem oportunidade de receber pelo que a gente trabalha. E isso não é somente sobre dinheiro, mas sobre sustento, sobre dignidade. A gente é o que a gente investe, o que a gente veste, o que a gente come, então, falar de cultura, sem falar de geração de emprego, sem falar de geração de edital, sem falar de Secretaria de Cultura atuando, além do financeiro, com os agentes culturais, é complicado. Eu espero um governo que a gente tenha a oportunidade de viver da nossa cultura, que a gente tenha espaço, e que tenhamos a possibilidade de viver com a renda do que a gente faz, como qualquer outra pessoa. Os artistas daqui têm que fazer atividades paralelas para conseguir se manter, sendo que a própria arte, a própria cultura poderia nos manter, porque tem fundo para a Secretaria de Cultura, não só municipal, como estadual e a nível nacional, através do governo federal”, ressaltou.

Dentre o público que prestigiou Clara, estava o também poeta de Camaçari, Jonas Gabriel, que foi só elogios a colega. “Ela é uma pessoa com DNA camaçariense e que inspira muitas pessoas, não só com o conteúdo que faz na internet, mas com a história que tem como poeta, como agente cultural. Estou muito feliz em ver ela e outras pessoas trilhando os caminhos da poesia, caminhados, validados, e Camaçari é uma potência, e a gente precisa fomentar e fortalecer cada vez mais”, disse.

Grande apoiador e incentivador de Clara, o vereador Tagner (PT), exaltou que a poeta é um orgulho da cidade. “Ela é fruto da Cidade do Saber, e que tem levado o nome Camaçari a outros lugares do Brasil. Então, nós temos que incentivar e que surjam mais Claras em nossa cidade, que esse trabalho dela tome conta do município, porque precisamos apostar muito na cultura, nesses novos talentos, e ela é um verdadeiro talento”, salientou.

Pra conhecer o trabalho de Clara é só acompanhar suas duas páginas no Instagram, no @cllarapinto ou @declarando.

Mais de Camaçari