Facebook
  RSS
  Whatsapp

Autoridades prestigiam desfile cívico de aniversário de Camaçari

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

Embalados pelo Hino de Camaçari – cujo refrão da letra diz: “Salve ó terra, por todos querida, majestosa cidade baiana. De um povo com alma aguerrida. Sob o Sol és a mais soberana!”–, diversas autoridades prestigiaram o tradicional desfile cívico em comemoração à data magna da cidade, que celebra o aniversário de 266 anos de emancipação política do município, festejada neste sábado (28/9), na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).

A abertura do ato solene foi marcada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, abrilhantado pela Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, que executou os respectivos hinos.
 
Com o tema, “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, as apresentações, que tomaram conta do circuito, trouxeram história, cultura e tradição para quem acompanhava o cortejo. O evento é uma verdadeira aula de história e uma bela declaração de amor a Camaçari.
 
Do dispositivo de honra, visivelmente emocionado, o prefeito Elinaldo Araújo, falou da felicidade em ver Camaçari recebendo tantas homenagens. “Eu, que sou nascido aqui, fico feliz demais ao ver o quanto a cidade cresceu, com as várias ações que realizamos durante meus dois mandatos, tanto na sede quanto na costa e nos distritos. O povo de Camaçari é alegre, trabalhador e merece sempre o melhor. Por isso, trabalhamos para eles. Viva a Camaçari, viva ao nosso povo!”, saudou entusiasmando o gestor, que estava acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula.
 
Ainda, na oportunidade, o chefe do Executivo aproveitou e falou sobre os equipamentos públicos que foram recentemente entregues de presente para Camaçari, a exemplo da revitalização das praças Abrantes e Dr. Severino (antiga Primeiro de Maio); a nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança; e a Cidade do Saber, que passou por requalificação.
 
Compondo o ato solene de hasteamento das bandeiras, a comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), tenente-coronel Maracy Vieira dos Santos, falou com orgulho sobre a participação da instituição nos eventos municipais. “Nós não estamos aqui somente em nível de corporação, cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos, enfim, estamos também como cidadãos, moradores de Camaçari. Porque a cidade faz parte da nossa rotina de vida. Então, o presente que eu peço hoje para a cidade é que tenhamos um período de muita tranquilidade, de muita paz e, acima de tudo, de muita consciência por parte da sociedade camaçariense, no sentido de prevenção para diminuir riscos, incêndios e perdas”, pontuou a militar.
 
Também presente no desfile cívico, o secretário da Administração, Helder Almeida, parabenizou Camaçari pelos 266 anos. “Esse é o momento da gente comemorar a cidade. É quando a população vem às ruas para viver esse clima festivo de confraternização, celebrando aquilo que o município tem de melhor”, ressaltou.
 
O desfile cívico de 28 de Setembro marca não só o fato histórico que deu autonomia ao município, garantindo independência na tomada de decisões e elaboração de leis, que aconteceu na referida data, no ano de 1758, mas, também, o encerramento oficial do calendário de comemorações pelo aniversário da cidade, que teve as festividades iniciadas em 14 de setembro, com o desfile de Monte Gordo, passando por Vila de Abrantes no dia 22 de setembro.  
 
Para confirmar o apoio institucional, outros nomes importantes da administração municipal, como vereadores, secretários, subsecretários, e demais de autoridades locais, representantes de instituições militares e civis e outras figuras públicas relevantes, também prestigiaram o evento, demonstrando a união em torno da valorização da cultura e da tradição local. 

Agencia Camaçari

Mais de Camaçari