RSS
  Whatsapp

Celebração

Escolas da rede pública de Camaçari participam de Sessão Especial sobre a Juventude na Câmara Municipal

 

Com plenário repleto de alunos da rede pública de ensino de Camaçari, a Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (08/08), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial da Juventude, celebrando oficialmente em 30 de março, atendendo ao requerimento nº 008/2024, de autoria do vereador Niltinho (PRD). A atividade parlamentar abordou diversas temáticas juvenis, através de grandes palestras.

Em seu discurso de abertura, o vereador Niltinho, que presidiu a atividade parlamentar, destacou a importância de incluir os jovens nos debates sobre políticas públicas para a juventude. “Às vezes dizemos que os jovens são o nosso futuro, mas eu falo que eles são o nosso presente, e que devem estar presentes em todas as discussões sobre o futuro. A tecnologia tem avançado todos os dias, e ela é mais utilizada pela juventude, então, eles precisam dizer o que pensam, opinar, sugerir, protagonizar os debates sobre o futuro que desejam, porque são o presente, são o hoje”, salientou o parlamentar.

O primeiro palestrante da sessão foi o secretário de Esporte Lazer e Juventude de Camaçari (Sejuv), Luciel Neto, seguido pelo diretor da pasta, Rafael Santos, que na oportunidade falou sobre o Plano Municipal de Juventude. “A participação desta Casa nas lutas na construção de políticas públicas para a juventude nos últimos anos foi muito importante, e a criação pelo Executivo do Conselho Municipal de Juventude foi o que nos oportunizou, através de audiências públicas, da escuta dentro da comunidade, dos debates nas escolas, a construção da minuta do Plano, e dentro dele estava a voz e os anseios dos jovens da nossa cidade”, pontuou Rafael.

O advogado criminalista, professor e mestre, Dr. Cristiano Lázaro, abordou dentre outras coisas, sobre a perspectiva de informação da juventude de hoje. “Os jovens vivem um momento de transformações e o adulto de hoje precisa entender que a realidade deles é totalmente diferente da realiadade do jovem de antigamente, em diversos aspectos. A comunicação mudou, assim como a forma de lidar com compromissos. Hoje é preciso dialogar para que a nossa fala não seja entendida como tirania. É preciso ter mais sabedoria do que inteligência no diálogo com a juventude, porque tanto a gente, quanto os jovens, somos eternos aprendizes”, ressaltou.

Ainda palestraram a gestora de Recursos Humanos e psicóloga organizacional, Adila Caroline Rodrigues; o técnico de qualidade, Paulo Vitor Torres; a ouvidora do município de Camaçari, Ilay Ellery, e o diretor do Clube de Desbravadores do Litoral Norte, Edvan Alves. Os desbravadores na oportunidade, realizaram uma apresentação para a plenária.

Marcaram presença na Sessão Especial o vereador Manoel Filho (PL) e a vereadora Fafá de Senhorinho (União). Atenderam ao convite da Casa Legislativa, uma comissão de alunos das Escolas Edvaldo Machado Boaventura, Luiz Rogério, Parque Verde e José Alan, acompanhados da diretora pedagógica da Seduc, Adilza Oliveira, da diretora Sandra Araújo, do professor Fabricio Silva e da professora Jussara.

 

Mais de Camaçari