Mais de 200 moradores do Residencial Caminho do Rio, participantes de seis cursos profissionalizantes, foram certificados na terça-feira (30/7), durante cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Governo (Segov). As capacitações são realizadas pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Habitação (Sehab), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa acontece através do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal.
Os seis cursos oferecidos, que resultou em um total de 204 concluintes são: produção de doces finos (23); confeccionador de lingerie e moda praia (35); informática básica (56); panificação básica (32); auxiliar de fabricação de pizzas e massas (34); e preparador de doces e conservas (24).
A coordenadora do Senai unidade Camaçari, Valdeci Santana, destaca a importância da parceria com a prefeitura. “Estamos concluindo mais uma etapa dessa colaboração, e o sentimento é de felicidade por ver mais 204 pessoas prontas para ingressar no mercado de trabalho”, concluiu.
A titular da Sehab, Vívian Angelim, disse que a sensação de dever cumprido, com mais 204 pessoas, é gratificante. “Ver a felicidade no rosto das pessoas ao pegar os certificados, e saber que estão aptas para atuar na área que se profissionalizaram, é incrível”, pontuou.
O Residencial Caminho do Rio está situado na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, em Barra do Jacuípe. A moradora do empreendimento e uma das formandas, Claudia Xavier, fala sobre a experiência. “Foi uma oportunidade maravilhosa. Pois, além de adquirir conhecimento, tive a chance de conhecer mais e poder colaborar com outros moradores, o que me fez sentir mais conectada à minha comunidade. Sou muito grata por esse momento”, ponderou.
O PTS se baseia no eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR) do PMCMV. A iniciativa visa capacitar e qualificar profissionalmente os moradores dos conjuntos habitacionais, além de promover o empreendedorismo.
O objetivo é favorecer o desenvolvimento econômico e financeiro, facilitando a inserção no mercado de trabalho, melhorando as condições de vida e aumentando a renda das famílias beneficiadas, o que será alcançado por meio de um trabalho socioeducativo que garante a sustentabilidade das ações propostas, incentivando a participação ativa e integrada dos moradores no processo de intervenção.
Foto: Arthur Vinicius
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar