Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Hospital realiza mutirão para tratamento oftalmológico da retina

Compartilhar

 

O Hospital Humberto Castro Lima, por meio do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), realizará em julho, dois mutirões de atendimento para pacientes que necessitam de tratamento antiangiogênico, conhecido como injeção intravítrea.

Nos dias 13 e 20 de julho, das 07h às 10h, acontecerá a triagem e avaliação dos pacientes que atendem aos critérios de atendimento e possuem indicação médica para o tratamento.

Para o atendimento, é necessário que o paciente possua o diagnóstico de retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade ou oclusão venosa retiniana e que possuam indicação médica para o tratamento. Serão realizados 50 atendimentos a cada sábado, por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas.

É preciso portar os documentos: carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento ou relatório médico. Caso o paciente já tenha realizado exames de Angiofluoresceinografia (ou Angiografia de Retina) e Tomografia de Coerência Óptica (ou OCT de mácula), é importante apresentá-los no dia da consulta.

Apesar das datas serem apenas de triagem, é necessário que o paciente esteja presente para avaliação prévia com o oftalmologista. O mutirão será ofertado por meio do SUS. Em atendimento particular, cada injeção pode custar em torno de R$3.400,00, um valor muito alto para a maioria da população, que, no geral, precisa fazê-lo de forma contínua.

A Injeção intravítrea é um tratamento importantíssimo, indicado para tratar doenças como retinopatia diabética e degeneração macular ou oclusão venosa retiniana.

É um procedimento seguro e bastante eficaz, que consiste na aplicação de medicação no vítreo (substância gelatinosa e transparente que ocupa a parte interna do olho) e tem por objetivo impedir a formação de novos vasos, principal problema associado com a retinopatia diabética.

Regras de Atendimento:

•             Somente pacientes com diagnóstico de: Retinopatia diabética, Degeneração Macular relacionada à idade (DRMI) e Oclusão Venosa Retiniana que possuam solicitação médica e, caso já tenha realizado, apresentem também os exames de Angiofluoresceinografia (ou Angiografia de Retina) e Tomografia de Coerência Óptica (ou OCT de mácula);

•             Apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência;

•             Pacientes do interior da Bahia poderão ser atendidos, se o município de origem tiver pacto e saldo com a Prefeitura de Salvador.

 

SERVIÇO

O que: Mutirão Oftalmológico

Onde: Rua Pedro Lessa, nº 118 - Canela - Salvador/BA

Quando:  13 e 20 de julho, a partir das 07h (somente durante a manhã)

Quanto: por meio do SUS, mediante distribuição de senhas (50 atendimentos em cada data, por ordem de chegada)

Documentos: Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência e encaminhamento ou relatório médico.

*Pacientes do interior da Bahia podem ser atendidos, desde que os municípios de origem tenham Pacto e Saldo com a Secretaria de Saúde de Salvador.

Mais de Saúde