Facebook
  RSS
  Whatsapp

Morre dona Nildes líder do grupo Espermacete

Compartilhar

 

A cultura em Camaçari amanheceu triste e está de luto. Faleceu nesta terça-feira (11/06), dona Nildes Bonfim, 62 anos, Mestra do grupo de samba de roda de Barra do Pojuca, a Companhia de Apoio Sócio Cultural Espermacete.

Segundo informações de amigos, dona Nildes tinha sofrido de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internada. No entanto a Mestre não resistiu e faleceu.

Em nota a Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult) pontuou que Mestra Nildes, era servidora da pasta desde 2021, e atuava como arte-educadora de Cultura Popular. "Ela deixa uma grande contribuição e legado para a cultura e a história do município, por seu notório conhecimento e capacidade de transmissão de saberes e fazeres da tradição popular", diz o texto.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia também lamentou o falecimento de dona Nildes. "A SecultBA manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da querida mestra da cultura popular, Dona Nildes. Desejamos que seu legado cultural permaneça vivo e sirva como referência para outras gerações de fazedores e fazedoras de Cultura".

Ao Portal a secretária da Secult, Márcia Tude, falou da tristeza com o ocorrido. “Estou muito sentida com a perda de Mestra Nildes, mulher guerreira, amiga e mãe do grupo Espermacete. Nossa cultura popular está enlutada com a partida da nossa Nildes”, exaltou a gestora.

O velório está acontecendo em um espaço em frente ao Centro Cultural de Barrado Pojuca, e sepultamento está agendado para acontecer 9h de quarta-feira (12).

História 

O nome de batismo de dona Nildes é Anatanildes Pereira Bonfim. Nascida em Mata de São João, há 45 anos a Mestra morava em Barra do Pojuca, onde fundou em 1995 o samba de roda Espermacete.

Mais de Camaçari