Facebook
  RSS
  Whatsapp

Vias da Costa de Camaçari ganham iluminação em LED

Compartilhar

 Foto: Jean Victor/Aérea

As avenidas Direta de Jauá e Beira Mar, em Jauá; a Rua Filogônio Gomes de Oliveira, em Barra do Pojuca; a Rua Senhor do Bonfim, em Monte Gordo; além da Rua do Colégio e Avenida Tiradentes, em Vila de Abrantes; são alguns dos pontos da costa do município que, recentemente, ganharam as modernas luminárias em LED, como parte do convênio firmado entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), e a Neoenergia Coelba – empresa distribuidora de energia elétrica do estado da Bahia.

Segundo a Coordenação de Iluminação Pública (CIP) da Sesp, das 3.500 novas luminárias que serão instaladas, até o último registro, mais de 2.500 já foram postas por etapas, abrangendo tanto ruas quanto avenidas do município.

O coordenador da CIP, Bruno Leandro, afirma que, “a implementação das luminárias permite que a cidade caminhe cada vez mais para a um futuro mais iluminado e sustentável, além de investir em tecnologias que promovem o bem-estar de todos”.

Iniciado em março, através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a parceria visa o desenvolvimento de ações voltadas à iluminação pública do município. A iniciativa consiste na troca das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio pelas luminárias de LED.

A troca das luminárias segue um cronograma detalhado. Com a conclusão dos trabalhos, prevista para este mês de junho, dezenas de localidades da sede e da costa do município ficarão ainda mais iluminadas e, consequentemente, mais seguras, tanto para os moradores quanto para quem passeia, visita e trafega pelos locais.

São inúmeros os benefícios que as luminárias de LED oferecem, incluindo uma economia significativa de energia, maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. Além disso, contribuem para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), promovendo um impacto ambiental positivo.

Com proposta para os próximos quatro anos (2024 a 2027), a parceria com a Neoenergia Coelba envolve um investimento significativo, que irá destinar R$ 1,9 bilhão, o que representa a instalação de uma nova subestação, troca de condutores e cabos, bem como a ampliação do sistema de rede elétrica.

A iniciativa reflete o esforço e compromisso da administração municipal em proporcionar uma iluminação moderna e sustentável, melhorando cada vez mais a qualidade de vida da população.

Agència Camaçari

Mais de Camaçari