Facebook
  RSS
  Whatsapp

Teatro da Solidão Solidária celebra seu dia acolhendo pessoas em situação de rua com almoço música e poesia

Compartilhar

 

A Rede Internacional de Arte e Cultura Solidão Solidária (RIACSS) promove neste domingo, 9 de junho, um grande evento em comemoração ao Dia Municipal do Teatro da Solidão Solidária (TSS). A Lei Ordinária 1.739/2022 de Camaçari – BA, pelo dia do TSS, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Camaçari e promulgada pelo Executivo Municipal. A data é comemorada sempre no dia 05 de junho, desde 2022, quando se comemora também o aniversário do criador do Teatro da Solidão Solidária, poeta, dramaturgo e diretor de teatro e cinema, Ivan Antonio.

O evento terá início pela manhã às 11:00 horas, quando os convidados começam a chegar e serão recebidos com muita poesia, dança, música e abraços afetuosos de apoio e solidariedade. 
Para Ivan Antonio, a data é sempre um marco na cidade porque representa, acima de tudo, acolhimento. O Teatro da Solidão Solidária, que neste ano também iniciou os seus festejos pelos trinta anos de existência, dedica-se à arte e à cultura ao longo da sua história, sempre em conexão com a solidariedade humana. 

Com núcleos espalhados pela América Latina, África, Europa, Estados Unidos e Japão, o TSS tem se tornado uma ponte entre pessoas de diversos segmentos sociais e povos de várias partes do mundo, buscando estreitar laços que tornem as pessoas mais solidárias, tolerantes e afetuosas. Para Jurandi Luz, presidente da Rede Internacional de Arte e Cultura Solidão Solidária - Organização Não Governamental que representa institucionalmente o TSS - o Dia Municipal é um capítulo especial da nossa história, já que consolida Camaçari como um grande braço, que se estende ao mundo através das ações culturais e de solidariedade que o ator e dramaturgo Ivan Antonio sonhou quando criou o método Solidão Solidária na década de noventa em São Paulo, e que se espalhou além das fronteiras do Brasil para o mundo.

O Dia Municipal do Teatro da Solidão Solidária acontecerá no Centro Esportivo Arsenal no centro da cidade; sempre foi comemorada no dia 05 de junho, contudo neste ano optamos por realizar no dia 09 de junho, por ser um domingo e final de semana, já que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social tem maior dificuldade de conseguir alimentação, porque as instituições públicas que prestam esse serviço não abrem aos finais de semana. 

O evento tem o apoio de vários artistas da cidade e de empresários sensíveis ao trabalho desenvolvido pelo Teatro da Solidão Solidária nesses trinta anos de existência. A companhia que já se apresentou em grandes festivais do país, está em cartaz em Goiânia com o seu mais novo espetáculo “Quando o Dia Amanhecer” e está a todo vapor com outras montagens em São Paulo, Fortaleza e aqui em Camaçari, onde ensaia quatro espetáculos que serão apresentados durante o Festival Mundial de Cultura da Paz, a acontecer no segundo semestre de 2025, quando se encerra a celebração dos trintas anos do Teatro da Solidão Solidária.

Mais de Camaçari